Requeiro, nos termos do artigo 165, inciso VIII, da XIV Consolidação do Regimento Interno, que se registre nos anais desta Casa um voto de congratulações com a população de Tatuí, pelo aniversário do Município, a ser comemorado no dia 11 de agosto.Requeiro, ainda, que desta manifestação dê-se ciência ao Senhor Prefeito JOSÉ MANOEL CORRÊA COELHO, e o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Vereador OSWALDO LARANJEIRA FILHO.JUSTIFICATIVAÉ possível que no local houvesse uma importante concentração de índios HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Tupiniquim" \o "Tupiniquim"tupiniquins, na confluência das bacias do HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Sorocaba" \o "Rio Sorocaba"Rio Sorocaba e Tatuhuvú (hoje Bairro do Barreiro). Nessa localidade, têm sido encontrados urnas funerárias pré-colombianas de índios tupiniquins. Os primeiros povoadores de origem europeia da região foram os HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeirantes" \o "Bandeirantes"bandeirantes. Os primeiros povoadores se localizavam no Bairro de São João do Benfica, onde construíram uma capela. Mais tarde, algumas pessoas mudaram-se para o sítio chamado de Tatuhuvu, atual localização da cidade. Em 1680, Pascoal Moreira Cabral e seu irmão Jacinto Moreira Cabral acompanharam o frei Pedro de Sousa nas explorações do Morro do Araçoiaba (hoje chamado de Morro do Ipanema), onde construíram uma capelinha em homenagem à Nossa Senhora Del Pópolo.
Os irmãos Pascoal e Jacinto Moreira Cabral, responsáveis pelo início do vilarejo, acompanhavam o frei Pedro de Sousa nas explorações do Morro de Araçoiaba, em busca de metais. Anos depois, os dois irmãos, junto com Manuel Fernandes e Martins Garcia Lumbria, autorizados por Carta Régia datada de 5 de fevereiro de 1682, levantaram a Fábrica de Ferro de Ipanema onde hoje está sediada a cidade de "Iperó" e fundaram a povoação de Nossa Senhora Del Popolo, que obteve o título de o "Paróquia". Com a fundação da Usina de Ferro de Ipanema, uma ordem régia proibiu o corte de madeira por pessoas estranhas à fábrica.
Com ajuda de frades de São João do Benfica, que queriam ver a vila transposta para o território em que hoje se encontra a cidade, Tatuí teve sua demarcação realizada pela Câmara de Itapetininga e concluída em 11 de agosto de 1826, data que passou a ser adotada como de sua fundação. Elevada a vila em 13 de fevereiro de 1844, tornou-se cidade em 20 de julho de 1861 e Comarca de Tatuí em 7 de maio de 1877. No começo do século XIX, muitos lavradores dirigiram-se para as terras da antiga sesmaria dos frades do Convento de Itu, às margens do Rio Tietê. Em 1823, a cidade passou por um surto de progresso, passando a contar com 12 800 prédios na zona urbana e várias indústrias. Parabenizando a laboriosa e hospitaleira população de TATUÍ e dignas autoridades, apresentamos através da presente propositura, nossa homenagem pela emancipação política administrativa do município comemorado em 11 DE AGOSTO DE 2014.