' Lhasa Apso: 8 curiosidades “históricas” - 04/04/2023 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2019
2020
2021
2022
2023
2024
100
150
200
Registros (492)Cidades (0)Pessoas (0)Temas (0)


c
Lhasa Apso: 8 curiosidades “históricas”
4 de abril de 2023, terça-feira. Há 1 anos
1° - Considerado um dos cãezinhos mais antigos do mundo, o Lhasa Apso teve sua origem no Tibet (pesquisas afirmam que a época de origem é de 800 a.C.), onde por muitos anos foi companheiro de monges budistas.

2° - Apesar de ser um cachorro de pequeno porte, especialistas afirmam que o Lhasa Apso não sabe o tamanho que tem e se sente um gigante. Esse ar superior se dá por seu instinto guardião, que teve sua origem do Tibet, ao lado de monges e pessoas da nobreza.

3° - A liderança também é um dos seus pontos fortes! Hoje, ele é muito confundido com seus amigos da raça Shih Tzu, porém algumas características físicas,como seu instinto protetor e o seu temperamento forte, ainda fazem do cachorro Lhasa Apso um pet único.

4° - As crenças sagradas em torno da raça se deram na época pelo porte nobre e inteligência desse pequeno gigante, em que acreditava-se que o cãozinho era um animal que trazia sorte e coisas boas.

5° - O nome da raça provém de dois aspectos. Lhasa é o nome de uma cidade sagrada na região de origem do cãozinho. Por lá, ele é conhecido como Abso Seng Kye, sendo traduzido para “Cão leão sentinela que late”. A pelagem do pet também influenciou na nomeação da raça, sendo Apso o nome de uma cabra do Tibet, com os pelos bem parecidos.

6° - Por muito tempo, a raça foi considerada mística e sagrada, o comércio era proibido e, por isso, apenas templos e mosteiros poderiam usufruir da sua proteção. Na América, os cãezinhos dessa raça só chegaram por volta de 1930. Após sair do seu país de origem, a raça se popularizou na Grã-Bretanha. Na época, eram chamados Lhasa Terrier. Em 1935, foi aceita no grupo AKC e, anos depois, considerados como cães de companhia — de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

7° - Os mais antigos acreditavam que após a morte do tutor de um Lhasa Apso, o cãozinho receberia o espírito do seu cuidador, adquirindo todo o conhecimento, sabedoria e experiência. Por isso, durante anos, a função do cãozinho foi proteger as autoridades religiosas.

8° - Embora seja apaixonado por brincadeiras e adorar se divertir, o Lhasa Apso não é daqueles cãezinhos que precisam de muitos exercícios físicos. Por ele, tardes de soneca ao lado do tutor são momentos mais do que incríveis. Sendo um dos cãezinhos mais recomendados para apartamento, passeios curtinhos no início das manhãs ou aos finais de tardes já são ótimas atividades para ele.

Não estranhe se, ao encontrar com as crianças, seu pet se encher de energia e vontade de se divertir. A raça é uma das que mais se dão bem com elas e, apesar de não ser muito de esportes e outras atividades, o Lhasa Apso não nega bons momentos de alegria. Hoje, o cão não é mais tido como um guardião profissional e, sim, considerado um verdadeiro membro da família. O temperamento da raça não se perdeu ao longo do tempo e, por isso, está sempre alerta em tudo o que está ao seu redor. [. Consultado em petz.com.br/ cachorro/racas/lhasa-apso/]

Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27890 registros, 14,582% de 191.260 (meta mínima)
655 cidades
3231 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP