Wildcard SSL Certificates
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
Registros (135)




NAO DSSS!!!



Giuliano Bonamim, Jornal Cruzeiro do Sul
22 de março de 201405/04/2024 00:04:32

Existe uma linha horizontal gravada na fachada de uma antiga usina geradora de energia a diesel, onde recentemente funcionou a Usina Cultural Ettore Marangoni. O risco na parede revela a altura alcançada pelo rio Sorocaba na histórica enchente registrada há 85 anos na cidade. Logo acima da marca há a data exata da inundação, descrita em algarismos romanos: 20 de janeiro de 1929.

O casarão em estilo inglês foi construído à margem direita do rio Sorocaba, ao lado da linha férrea e próximo da atual praça Lions. Basta ficar em frente ao portão principal da antiga usina, olhar para o curso da água e imaginar o volume de chuva que caiu entre os dias 14 e 20 de janeiro daquele ano.

Fotografias retratam a histórica enchente. As imagens mostram pontos alagados na esquina das ruas Coronel Cavalheiros e Leopoldo Machado, na cabeceira da ponte que ligava a rua XV de Novembro com a Nogueira Padilha, na Vila Amélia, e até no paredão da represa de Itupararanga.

As chuvas começaram a afetar a vida dos sorocabanos a partir do dia 17, como consta nos arquivos do jornal Cruzeiro do Sul. O município ficou sem água encanada, pois os dutos foram rompidos. O serviço postal foi cancelado.

Os acessos rodoviários para São Paulo, Itu e Itapetininga foram fechados pelas enchentes e deslizamentos de terra. O mesmo ocorreu com os trajetos feitos pelos trens da Estrada de Ferro Sorocabana. Sem a entrada de gado para a matança, a carne ficou escassa na cidade.

O serviço telefônico não foi danificado. Uma parte do muro do cemitério da Saudade caiu, na antiga rua Ipanema — atual rua Comendador Hermelino Matarazzo. Seis casas de uma vila desabaram na rua Coronel Nogueira Padilha. O famoso jeitinho brasileiro também entrou em cena: com 500 réis era possível pagar um serviço de travessia de barco entre a rua Coronel Cavalheiros até a ponte.

No dia 18, o Teatro São Raphael recebeu 59 pessoas desabrigadas pela chuva, todas moradoras das zonas ribeirinhas. O então prefeito de Sorocaba, João Machado de Araújo e o delegado regional de polícia, Walter Autran, distribuíram uma nota à população. O texto pedia aos moradores que denunciassem comerciantes que abusassem dos preços dos produtos, em decorrência do caos que se encontrava a cidade.

O empório São Carlos, estabelecido logo na entrada da Nogueira Padilha, foi forçado a mudar de local devido à grande enchente. O estabelecimento foi para a rua Brigadeiro Tobias, onde permaneceu de forma definitiva.

Em 21 de janeiro, o Esporte Clube São Bento fez um baile público com entrada paga a favor das vítimas da enchente. Foram arrecadados 100 réis. A Livraria São Luiz, de Luiz Vieira, também colocou à venda alguns exemplares de fotografias da enchente.

Já o posto sanitário da rua da Penha, número 12, distribuiu à população as chamadas lympha vaccinica anti-typhica injetáveis. A água começou a baixar em 23 de janeiro. Tudo indica que duas pessoas morreram em Sorocaba em decorrência da enchente.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Giuliano Bonamim, Jornal Cruzeiro do Sul

Relacionamentos
-
Cidades (1)
Sorocaba/SP
11000 registros


Você sabia?Brasilbook.com.br
2 de julho de 1723 (Há 301 anos)
..........

Por me constar que pela vila de Itu passam algumas mulheres mal procedidas brancas, bastardas, e mulatas forras, com o intento de irem para as novas Minas do Cuyabá, de que se seguem graves consequências, muito prejudiciais ao serviço de Deus, e de Sua Magestade, pelas perturbações que costumam causar, assim no caminho, como em semelhantes descobrimentos, pelas dissenções, e desconfianças, que por seu respeito se devem da sua assistência ha de resultar, e ser muito conveniente evitar semelhantes desordens:

Ordeno, e mando, que nenhuma pessoa de qualquer estado, e condição que seja, possa levar em sua companhia para as ditas minas nenhuma mulher branca de suspeita bastarda, ou mulata forra, debaixo da pena de paragem por cada uma que levarem ou lhe for achada em sua companhia, trezentos mil r$ para a Fazenda Real e de terem quatro meses de prisão na fortaleza da Barra Grande da vila de Santos, e qualquer das sobre-ditas que assim forem achadas, irão degradadas para a nova Colônia do Sacramento, e para que chegue a notícia de todos, e não possão alegar ignorância, mandei lançar este banco que se publicará nesta cidade, e depois de regulamentado (...) se publicará nas Vilas de Itu e Sorocaba.




nomes/0.jpg
Ayrton Senna da Silva
Brasilbook.com.br
..........

Racing, competing, is in my blood. Its part of me, its part of my life; Ive been doing it all my life. And it stands up before anything else.




Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP