tada p. 11. Apontamentos para a Historia dos jesuítas p.62 Vol. I.) Por isso e muitas outras penitencias, depois deum anno, veio a cahir gravemente enfermo e a render pelas costas. Esta enfermidade, que durou dous annos, fel-o vir.para o Brazil, a conselho medico. (Vide, Vida de José p. 11—13) Partio para o Brazil, em companhia.de outros jesuítas, a 8 de Maio de 1553. Poucos meses depois de chegar a Bahia, partio para S. Vicente, onde rezidia o P.e Manoel Nobrega, então provincial dos jesuitas. Por ordem e iniciativa de Nobrega, partiram elle e mais treze jesuitas collegiaes, sob a direção do P e Manoel de Paiva, em demanda dos campos de Piratininga, onde deveriam estabelecer um collegio : a 25 de janeiro de 1554, realizou-se ahi a primeira missa pelo P.e Manoel de Paiva, denominando-se então .o collegio de — S. Paulo.
Em maio de 1563, depois de derrotados os francezes, por Men de Sá, foram Nóbrega e Anchieta pacificar os Tamoyos, ficando Anchieta como refém e conseguindo, depois de alguns meses, a paz que não foi duradora. Durante a sua estada entre os Tamoyòs, compôs Anchieta, em latim, o poema sobre a Vida da Virgem Maria, cujos versos escrevia sobre a areia e gradativamente os ia confiando á sua prodigiosa memória.
Em 1564 partiu para a Bahia, afim de Completar os seus estudos teológicos e ordenar-se, o que aconteceu em1566, celebrando então, a sua primeira missa. Em 1567, regressou Anchieta para o Rio de Janeiro, indo em companhia de Men de Sá, que vinha aniquilar osdestimidos Tamoyos. Nessa serie de combates Anchieta muito auxiliou, determinando as melhores posições e dando asinforma9Ões estratégicas afim de serem aniquillados os.rebeldes que então pouco tempo esqueceram-se da paz combinada e que não queriam se sujeitar ás leis da Egréja Romana—Vide Southey. Vol. I p. 399.Neste mesmo anno chegou prezo da Bahia, o celebre ministro protestante João Boles que desde 1559 tinha sido prezo por influencia do P,e Luiz da Gran. Foi Boles condem-,nado a morte, e não sando perito o algoz, prestou-se a auxilial-o o.Padre José de Anchieta, servindo elle mesmo decarrasco.. _ 7 — [Página 6]