' A GUERRA DAS FLORES FOI OS JOGOS VORAZES DO IMPÉRIO ASTECA, EVANDRO VOLTOLINI em megacurioso.com.br - 07/05/2023 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
2019
2020
2021
2022
2023
2024
100
150
200
Registros (487)Cidades (122)Pessoas (433)Temas (341)


c
A GUERRA DAS FLORES FOI OS JOGOS VORAZES DO IMPÉRIO ASTECA, EVANDRO VOLTOLINI em megacurioso.com.br
7 de maio de 2023, domingo. Há 1 anos
Mesmo que você não tenha lido os livros ou assistido aos filmes, você provavelmente conhece a ideia geral da série Jogos Vorazes, certo? Em um mundo distópico, jovens de vários distritos são selecionados como sacrifícios humanos — tributos — para lutar até a morte. Pois bem: os astecas faziam isso séculos antes dos livros e filmes virarem moda. As batalhas, muito bem organizadas com os melhores combatentes de cada reino, eram conhecidas como xochiyaoyotl — Guerra das Flores, no idioma nativo. A ideia era garantir um fluxo contínuo de sacrifícios humanos para os deuses astecas. Em uma teoria, os sacrifícios eram para o Templo de Huitzilopochtli, mas também há historiadores que afirmam que tudo começou depois de uma grande fome. Precisamos agradar aos deuses

Segundo essa teoria bastante disseminada entre os historiadores, a Guerra das Flores surgiu depois de quatro anos de colheitas muito ruins — que levaram a uma grande fome, em 1454.

Os sacerdotes acreditavam que os deuses estavam bravos com o Império Asteca. Por isso, o povo precisava sacrificar muitos homens e fazer isso regularmente. Foi aí que Xicotencatl, um lorde do reino de Tlaxcala, sugeriu organizar batalhas com um objetivo bem simples: capturar inimigos que serviriam de sacrifício aos deuses.

Diz a lenda que Xicotencatl fez campanha em vários reinos rivais, quase como um deputado colhendo assinaturas para um projeto de lei. Ele buscava convencer a todos de que sacrificar soldados rivais era um ótimo agrado aos deuses, já que era uma comida "quente e fresca".Ele provavelmente era um político habilidoso, porque a ideia pegou. As cidades estado de Mexico (Tenochtitlan), Texcoco e Tlacopan, assim como os reinos próximos de Huexotzinco, Cholula e Tlaxcala se engajaram no projeto.

Uma guerra nada florida

Ao contrário de outras batalhas, a Guerra das Flores contava com a participação dos melhores lutadores da nobreza asteca. Além disso, em vez de armas de longo alcance, as batalhas eram no corpo a corpo. Afinal, essa era uma guerra religiosa e deveria seguir rituais.

Contudo, ninguém usava flores, obviamente. O nome, segundo fontes históricas, veio da ideia de que os lutadores mortos nessa guerra estariam agradando aos deuses — portanto, teriam "uma morte florida". Muito poético... Na prática, as coisas não eram nada bonitas: os inimigos eram somente capturados no campo de batalha. Isso porque o pior estava guardado para depois, quando os sacerdotes sacrificavam os homens, arrancando seus corações ainda pulsantes.


Procurar


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
27286 registros, 14,266% de 191.260 (meta mínima)
646 cidades
2930 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP