Wildcard SSL Certificates
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
100
Registros (133)




NAO DSSS!!!



Publicação da Rádio Nacional - Brasília, agenciabrasil.ebc.com.br
22 de dezembro de 202105/04/2024 21:46:09

No dia 22 de dezembro de 1808, estreava em Viena, na Áustria, uma das sinfonias mais conhecidas de todo repertório da música clássica: a Sinfonia nº 5 em Dó menor, de Ludwig van Beethoven.Escrita entre os anos de 1804 e 1808, a primeira exibição no Teatro de Viana foi conduzida pelo próprio Beethoven. Quatro categorias de instrumentos se revezam durante a sinfonia: sopro metais, sopro madeira, cordas e percussão.Com cerca de 30 minutos, a 5ª Sinfonia se divide em quatro movimentos: no primeiro, a música é rápida e enérgica. A sonata conta uma história através dos sons: dizem que é a narrativa do destino batendo à porta. No segundo, a melodia é mais triste. Já o terceiro movimento vem com uma esperança diante da tristeza representada no movimento anterior. O quarto é a parte mais emotiva da composição, e tem um tom triunfal.Ainda que estruturalmente ela seja clássica, a 5ª Sinfonia de Beethoven inova e surpreende ao deixar para o final a grande marcha, que apesar do impacto do início da obra, é o que faz explodir o coração dos ouvintes.Considerada um monumento da criação artística, a Sinfonia nº 5 em Dó menor, além de popular, é também uma de sinfonias mais executadas hoje em dia. Mesmo quem não costuma escutar música clássica já ouviu diversas vezes o primeiro movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven.Romântica, a sinfonia inspirou muitas e muitas obras, ao ponto de algumas a citarem, literalmente, como as Quintas de Sibelius, Shostakovich e Mahler.Em 1976, o pianista de jazz Walter Murphy gravou uma versão misturando a música clássica com ritmo disco. Fez tanto sucesso que ela foi incluída no lendário filme Os Embalos de Sábado à Noite.Os amantes da música clássica dizem que não se ouve a 5ª Sinfonia com indiferença: o discurso musical exige do ouvinte participação ativa e atenção total. Talvez seja por isso que pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro a usaram em um estudo do programa de Oncobiologia.Supreendentemente, eles descobriram, em testes de laboratório, que o “tãn-tãn-tãn-tãn” que abre a 5ª Sinfonia seria capaz de matar células tumorais. Os pesquisadores expuseram uma cultura de células do tumor mamário à meia hora da obra beethoveniana, e uma em cada cinco morreu.História HojeApresentação: José Carlos AndradeSonoplastia: Messias MeloEdição: Nathália Mendes
Publicação da Rádio Nacional - Brasília, agenciabrasil.ebc.com.br

Relacionamentos
-
Temas (2)
Música
129 registros
Pela primeira vez
911 registros


Você sabia?Brasilbook.com.br
1889 (Há 135 anos)
..........

Senhores, ha perto de três mil anos que o rio Amazonas é navegado e que de seus seios transborda o ouro nos cofres dos reis da terra!” “Onffroy de Thoron, depois de largos e demorados estudos, rasgou a nossas vistas o véu do grande mistério: os navios de Salomão traziam rumo da América Meridional; vinham buscar as grandes riquezas que levavam ao rei de Tyro, na terra do El- Dorado, da legendária Manôa, sonhada á margem ocidental da lagoa Parima, á boca de um grande rio, que a ela levava suas águas caudalosas roladas sobre o leito esmeraldino, coberto de areias de ouro.




Masaharu Taniguchi
Brasilbook.com.br
..........

Cada experiência é um degrau para o progresso da alma. Não fique preso ao passado. Você está, agora, diante de uma nova experiência. Dedique-se a ela de corpo e alma, e verá surgir o próximo degrau de evolução.




Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP