Wildcard SSL Certificates
1838
1839
1840
1841
1842
1843
1844
1845
1846
Registros (132)



Caxias escreve ao Imperador do Quartel general do exército pacificador na cidade de Sorocaba, 20 de junho de 1842
20 de junho de 184204/04/2024 18:07:33

Luís Alves de Lima e Silva, o então Barão de Caxias entrou a galope em Sorocaba, passando às 9 horas da manhã de 20 de junho de 1842, pela ponte de madeira. [Exército Brasileiro (eb.mil.br)]

Aqui esteve para prender os revoltosos "liberais". Segundo a Tipografia Riograndense "tocou terror" entre os moradores de Sorocaba (imagem 1).

Os liberais de São Paulo e de Minas tinham recorrido às armas para libertar, segundo diziam, o jovem imperador da coação em que estava, dominado pelo ministério, e para evitar que fosse aniquilada a constituição e rebaixado o trono com a execução das leis de criação do Conselho de Estado e da reforma do Código do Processo.

Caxias apeou no Palácio do Governo onde o esperava Feijó, que ele enviou sob custódia, por não poder prendê-lo. A casa que serviu de quartel-general ficava na rua Dom Alvarenga, esquina da rua Álvaro Soares.

IMAGEM 1

Que chegando a Sorocaba faz apoderar-se das família o terror, quando tudo estava delineado, maugrado seu, e convenientemente emboscada toda infantaria muito além das avenidas, daquela cidade, a repelir a agressão empreendida, retirando-se precipitadamente com a cavalaria a título de tomar a defensiva em posição vantajosa, ordenando depois á retirada da gente emboscada, que considerando-se atraiçoadas, recolheu-se em grande número em a suas casas, cujo pretexto bastou para destroçar o resto com a ezasiva de ter isso Instruções Superiores orientando ao General contrario dessa medida como se depreende do seu ofício de 20 de junho (Jornal do Commercio no. 181) motivando desta arte a formal contradição daquele quando no seu proclama aos individuos, debandados afiança que voltarão tranquilos a suas habitações os que desarmados se apresentassem no prazo de oito dias; ao mesmo tempo que no ofício do dia subsequente endereçado ao ministério da Guerra, afirma ter dado o último garrote á rebelião com a política de desarmar os prisioneiros rebeldos sem com tudo garantir-lhes coisa alguma!!!Era o grande homem cercado pela Providência Divina para iludir abusando da boa fé dos comprometidos, que prometendo o que não pode por execução não se seja em ser perante o respeitável Público contrádirio, sem que se possa acobertar com a favorita persuação de estratégia da guerra, por isso que convencido estava da debandada da força oposicionista!Como me tenha tornado prolixo, com a enumeração desses poucos fatos, omito outros, ainda que com eles melhor convenceria o Leitor do casual de vangloria-se o nobre Ajudante de Campo e atual Presidente criado pela Providência, de tantos triunfos reservando igualmente os feitos ocorridos em Minas para penas hábeis os descreveram, visto conservar em si este ameno solo Rio Grandense atletas esclarecidos, que por convicção, e não com a mira em particular interesse defendem os direitos da sua Liberdade dadivados pela natureza!!Resta-me por agora rogar ao Liberal Redator o obzéquio de prestar a esta, no caso de a julgar admissível uma página de seu estimável Periódico. Assinado "O amigo da verdade" [Tipografia Riograndense]

No
Caxias escreve ao Imperador do Quartel general do exército pacificador na cidade de Sorocaba, 20 de junho de 1842
Relacionamentos
-
Cidades (11)
Angatuba/SP6 registros
Campinas/SP174 registros
Itu/SP692 registros
Ouro Preto/MG47 registros
Palmeira das Missões/RS2 registros
Paraibuna/SP6 registros
Porto Feliz/SP186 registros
Sabará/MG28 registros
São João del-Rei/MG19 registros
São Paulo/SP3529 registros
Sorocaba/SP10973 registros
395
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto: mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer ‘mas outros me disseram para fazer isto’ ou que ‘a virtude não era conveniente no momento’. Não será suficiente.
Balduíno IV de Jerusalém
5 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP