O engenheiro Frederick Stark Pearson chega em Itupararanga
12 de maio de 1911, sexta-feira. Há 113 anos
Frederick Stark Pearson foi um engenheiro eletricista e empresário industrial norte-americano.
Nasceu no dia 3 de julho de 1861, na cidade de Lowell, Massachusetts, nos EUA. Aos 22 anos formou-se pela Universidade Tufts em 1883 participou do desenvolvimento do sistema de transporte elétrico da cidade de Boston.
Foi nomeado em 1894 engenheiro chefe da rede metropolitana de ferrovias da cidade de Nova York.
Esteve a frente no desenvolvimento dos projetos de hidro-elétricas dos Estados Unidos. Juntamente com investidores participou de importantes projetos de geração de energia na América do Norte e América do Sul, e Espanha.
A cidade de Barcelona, homenageou o engenheiro dando o seu nome a uma avenida do bairro de Pedralbes.
O seu império econômico incluia entre outras empresas:
The São Paulo Tramway Light and Power Co. Ltda. em que foi sócio de Alexander Mackenzie um dos diretores da empresa e que dá nome ao Prédio da Light.
The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power no Brasil, fundada no Canadá em conjunto com Percival Farquhar, posteriormente estas empresas foram unidas e formaram a Light;
Bahia Tramway Light & Power Company;Mexican North Western Railway, a Mexican Tramway Company e a Mexican Light and Power Company no México;
British American Nickel Company no Canadá;Barcelona Traction, Light and Power Company, na Espanha.
Em 1910, aos 49 anos de idade, junto com Percival Farquhar, tentou assumir o controle de 20 mil milhas de rodovias nos Estados Unidos e criar um sistema transcontinental do Canadá ao Cabo Horn.
A operação foi iniciada pela compra de ações da Rock Island System, mas fracassou e quase causou um colapso em Wall Street.
Em 1911 ele já havia projetado e construído sistemas semelhantes de transportes em diversas partes do mundo.
Fazia sondagens das condições geográficas para a construção de uma grande usina que abastecesse de energia elétrica a capital paulista quando chegou em Itupararanga em 12/05/1911 e se encantou com o lugar.
Imediatamente viajou ao Canadá onde foi fundada a empresa São Paulo Eletric Company Ltd. especialmente para a construção da Usina de Itupararanga.
Porém, esse homem que teve uma vida fascinante, que daria um livro, que fundou uma cidade nos Estados Unidos que leva o nome de sua filha, teve sua vida interompida tragicamente.
Durante a I Guerra Mundial a embaixada alemã nos Estados Unidos colocou um anúncio de jornal alertando as pessoas sobre os perigos de navegar no transatlântico inglês RMS Lusitania.
Mesmo assim o navio partiu de Nova Iorque para a Grã-Bretanha em 1 de maio de 1915, e a guerra submarina alemã estava se intensificando no Atlântico.
Na tarde de 7 de maio, um submarino alemão U-20 torpedeou o Lusitania, a 18 km da costa sul da Irlanda e dentro da zona declarada de guerra.
Uma segunda explosão interna o levou para o fundo do mar em apenas 18 minutos, com a morte de 1198 passageiros e tripulantes. Entre eles Frederick Stark Pearson e sua esposa.