' Antonio Francisco de Aguiar sendo “político” - 01/07/1797 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1793
1794
1795
1796
1797
1798
1799
1800
1801
Registros (26)Cidades (20)Pessoas (33)Temas (56)


c
Antonio Francisco de Aguiar sendo “político”
1 de julho de 1797, sábado. Há 228 anos
  
  
  
Em carta para outro “Inspetor de Registros Reais”, Antonio Francisco de Aguiar comenta com Antonio Manuel Fernandes da Silva, sobre um terceiro, José Joaquim de Oliveira Cardoso, sob o qual pairava uma dúvida: se iria “formalizar” as dívidas que tinha em juízo, se ele iria assumi-las como “válidas”.

Ou seja, se seria necessário um “processo judicial” se o fulano não pagasse à dívida. Ele disse “me tenho esforçado [...] a que o Doutor José Joaquim formalize as suas contas judiciosas e verdadeiras, por crédito seu, e boa reputação as cinzas de seu pai”.

Interessante é que o pai do devedor, ainda estava vivo. José Joaquim era filho do Capitão-mor de São Paulo, Manuel de Oliveira Cardoso. Antonio Francisco de Aguiar era Tenente-Coronel e genro de Paulino Aires de Aguirre, grande potentado em Sorocaba. Antonio Manuel Fernandes da Silva era procurador e representante de Tomé Joaquim da Costa Corte Real, Conselheiro Ultramarino.

Ou seja, todos trabalhavam para o “Governo”.que o Doutor José Joaquim formalize as suas contas judiciosas e verdadeiras, porcrédito seu, e boa reputação as cinzas de seu pai, e daquilo que se liquidar, sepagou com os bens e isto já sem demora, para sossego de tantos espíritosdesinquietos ao que me satisfaz ter no princípio procurado liquidá-los comutandovários partidos [...] a conta do seu crédito o que como homem de bem econceituado, declarasse a quem desse paga... 365



25 de erro

Destaques


1° de fonte(s) [27693]
Coisas do Caminho. Crédito, confiança e informação na economia do...
Data: 2018, ver ano (187 registros)



Ver texto completo

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.