A origem do antigo Distrito de Paz de Alambari, outrora pertencente ao município de Itapetininga
1820. Há 204 anos
A história do município começa em 1820. Naquela época, o major Domingos Afonso, residente em Itapetininga, seguia viagem para Guaratinguetá acompanhado de sua esposa e de seu filho menor de nome AfonsoNaquela época, o major Domingos Afonso, residente na cidade de Itapetininga,empreendeu viagem para Guaratinguetá, acompanhado de sua esposa e de seu filho menor, de nome Afonso.
Ao atravessarem um lajeado, o pequeno Afonso caiu do animal em que viajava, fraturando o crânio e ficando desacordado por muitas horas.
O inditoso casal, desesperado e aflito, julgando que seu filho morreria devido à falta de recursos, volveu os olhos para o céu, implorando a Deus que o salvasse. E unindo à súplica o voto, Domingos Afonso e sua esposa comprometeram-se a erigir um modesto templo sob a invocação do Senhor Bom Jesus de Alambari, se o seu filho recobrasse os sentidos e se restabelecesse da queda que levara.
Operou-se o milagre. O pequeno Afonso recobrou os sentidos, ficando, logo depois, completamente restabelecido, o que permitiu à caravana prosseguir, alegre e contente, na sua longa e penosa jornada. Mais tarde, os pais de Afonso internaram-no em um colégio na cidade de Itu, recomendando-o ao Padre Elias do Monte Carmelo.