Os irmãos Diogo Jácome e Vicente (primeiro bispo) Rodrigues partiram de Portugal rumo ao Brasil
1 de fevereiro de 1549, terça-feira. Há 476 anos
•
•
(manoel da nobrega) Surpreendido com o convite do rei dom João III, embarcou na armada de Tomé de Sousa (1549). [0]
Sabe-se que o primeiro da Companlúa, que no Brasil se ordenou padre, foi Vicente Rodrigues, em 1553. O Bispo tinha chegado à Bahia apenas há um ano; e parece que a ordenação sacerdotal do primeiro mestre-escola do Brasil foi também a primeira da América Portuguêsa.[1]com que quebrou as doações aos capitães proprietários, por teremdemasiada alçada, assim no crime como no cível; de que eles seagravaram à Sua Alteza, que no caso os não proveu, entendendo convira si e a seu serviço. E como a dita armada esteve prestes, partiu Tomé deSousa do porto de Lisboa aos 2 dias de fevereiro de 1549 anos; elevando próspero vento chegou à Bahia de Todos os Santos, para ondelevava sua derrota, aos vinte e nove dias de março do dito ano, edesembarcou no pôrto de Vila Velha, povoação que Francisco Pereiraedificou, onde pôs mil homens, convém a saber: seiscentos soldados equatrocentos degradados e alguns moradores casados, que consigolevou, e outros criados del-rei, que iam providos de cargos, que pelotempo em diante serviram.
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.