Wildcard SSL Certificates
Ano:  
InícioHistóriaBiografiasCidadesTemas
'



Jornal Diário de Sorocaba publica um artigo intitulado: Viva à República
Quinta-feira, 17 de Janeiro de 1889
Fonte: Jornal Diário de Sorocaba

Salve 89! Acaba de se realizar a reforma mais grandiosa e por conseqüência a mais importante reclamada pela alma nacional, para dar vida a esse corpo inerte, movido apenas pelos impulsos de uma velha máquina, já gasta – a Monarquia. Somos livres, não cessamos de expansivamente repetir.

Quebraram-se os ferros que nos aguilhoavam e o povo convulsionado pelo entusiasmo de momento corre as praças públicas festejando o faustoso acontecimento e dando mostrar de que o Brasil, vítima até agora de certos preconceitos, embaidos pela sua educação política, hoje se ergue desiludido abrindo para seus filhos uma nova era de felicidade e recompensas.

Povo! Se és livres, deves ser grande e também pela força de vontade; rasguem-se os títulos de nobreza comprada; mas ergam-se à altura de verdadeiros princípios – os títulos nobiliários que nos hão de vir – da honra e do trabalho – a nobreza inata no coração e aperfeiçoada pela consciência de nossos atos. Façamos do trabalho os degraus da escada social.

Não nos arreceis de que mais venham arrancar-vos os amargos frutos de vossos pungentes esforços! ... Salve, ó 15 de Novembro de 1889. Viva a República! Viva o Brasil!

Imagens relacionadas:


Manoel Deodoro da Fonseca aos 62 anos (1889)
Acervo/Fonte: Domínio público




em Retrospectiva


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Simone Garcia
João Libero
Amora G. Mendes, Matheus Carmine