' Dom Francisco mudou o pelourinho, enviou moradores mas somente os "Sardinha" tinha autorização de entrar nas minas de "Obiracoyava" - 14/07/1601 de ( registros) Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1597
1598
1599
1600
1601
1602
1603
1604
1605
Registros (40)Cidades (20)Pessoas (58)Temas (52)


c
Dom Francisco mudou o pelourinho, enviou moradores mas somente os "Sardinha" tinha autorização de entrar nas minas de "Obiracoyava"
14 de julho de 1601, sábado. Há 424 anos
  
  
  



40 de 40

Destaques


1° de 10 fonte(s) [20761]
“História do Brasil”, Frei Vicente do Salvador (1564-1639)
Data: 1627, ver ano (51 registros)

A 19 de julho estava em São Paulo, aonde deu um regimento a Diogo Gonçalves Laços, proibindo a mineração, exceto a Afonso Sardinha pai e filho, até chegarem os mineiros esperados do Reino, Registro, ib, I, 128/126. Da mesma data, segundo Taques, I, c, 8, é o regimento de André de Leão, mandado com uma tropa à procura de metais no sertão.


Ver texto completo



2° de 10 fonte(s) [k-4396]
Apontamentos Históricos, Geográficos, Biográficos, Estatísticos e...
Data: 1876



Ver texto completo


3° de 10 fonte(s) [24356]
Primeiro Congresso de História Nacional: Explorações Geográficas, Arqueológicas e Etnográficas
Data: 1915, ver ano (46 registros)

Em documentos dos séculos XVI e XVII, lê-se quase sempre Biraçoyaba ou Byraçoyaba, nome tupi que tanto póde proceder de Ibiraçoyaba, significado de cobertura de madeira, como de Piraçoyaba, exprimindo chapéu de couro, talvez pela semelhança do perfil da montanha com a cópia de um chapéu.

Documento de 1601 dá notícia de que já em 1601 se intentava a exploração do ouro, prata e outros metais do vale do Sarapohy. É um requerimento de Francisco Rodrigues a d. Francisco de Souza, pedindo as terras desse rio.


Ver texto completo



4° de 10 fonte(s) [24479]
Anais do III Simpósio dos Professores Universitários de História
Data: 7 de novembro de 1965, ver ano (56 registros)

Quando ao estabelecimento de um arraial, que não vingou, na região das minas de Araçoiaba fundado para melhor desenvolver as explorações ferruginosas, também as informações são incompletas. Pedro Taques não fundamenta essa afirmação, como já foi salientado em tópicos anteriores.É em Azevedo Marques que encontramos dois documentos que comprovam a fundação do arraial nas vizinhanças das minas de ferro. O primeiro é a petição de João Rodrigues, antigo morador de São Paulo, que por estar a caminho "para o termo de Byraçoiaba, a povoar e lavrar mantimentos como outros moradores que lá vão", solicita do do governador geral uma data de terra na região. O despacho, de 14 de julho de 1601, é favorável. Aliás, Azevedo Marques engana·se no nome, pois atribuía petição a Francisco Rodrigues.


Ver texto completo



5° de 10 fonte(s) [24536]
“História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus fei...
Data: 1969



Ver texto completo


6° de 10 fonte(s) [9125]
Aluisio
Data: 1972



Ver texto completo


7° de 10 fonte(s) [27715]
Um neerlandês em São Paulo, 24.06.1975. Jacyntho José Lins Brandão
Data: 24 de junho de 1976, ver ano (91 registros)

D. Francisco entregou-se às pesquisas de metais na região. Até julho de 1601 a comitiva governamental desdeu à costas por três vezes, indo aos rios "Araçoiaba, Jaraguá, Ibituruna e outros". "Acompanhou Geraldo Beting o fidalgo português em todas as expedições que partiram de São Paulo".


Ver texto completo



8° de 10 fonte(s) [23981]
Estudos Regionais Paulistas: História da Instrução em Sorocaba (1660-1956) Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Aluísio de Almeida, Jahyra B. Arrua, Jair T. Veiga, Néglio F. Arruda e Oswaldo Cambiaghi
Data: 1989, ver ano (75 registros)

Já desde 1601 Francisco Rodrigues recebeu de Dom Francisco de Souza uma sesmaria de uma légua em quadra, rio Sarapui abaixo, além do morro do Araçoiaba, desde a tapera de "Ibapoara", topônimo hoje desconhecido mas que corresponde a terras da confluência do Sorocaba e do Sarapuí.


Ver texto completo



9° de 10 fonte(s) [28457]
Geografia: espaço & memória (1994) 5o. Congresso Brasileiro de Geografia
Data: 1994, ver ano (70 registros)

Sesmarias e Fazendas

A sesmaria foi um dos processos mais comuns de povoamento de São Paulo. Requeria-se uma sesmaria, alegando alguém não ter terras suficientes para manter a família, pretende ir povoar determinado lugar, etc. Assim Diogo de Unhatte em princípios do século XVII alegava, entre outras coisas, para obter sesmaria em São Sebastião, ter cinco filhos para casar. Francisco Rodrigues requer em 1601 que se lhe dê uma sesmaria perto de Sorocaba por estar a caminho dessetermo "a povoar e lavrar mantimentos". Uma vez concedida a terra mudava-se para ela o dono com sua família. É preciso considerar que quando se diz família nos primeiros séculos de nossa história, entende-se a "gens" toda, composta de toda a parentela e dos administradores. Era a tribo que se mudava e quando um paulista alegava que queria ir povoar com a família, povoava de fato. Estabelecia-se o povoador no lugar mais apropriado e começava a cultivar. Dessa fazenda é que vai nascer mais tarde o núcleo do povoamento. E preciso observar entretanto que nem sempre os povoadores se instalavam em terras cujas sesmarias já tinham obtido. Muitas vezes instalavam-se primeiro e, depois, de posse da terra, é que requeriam a sesmaria alegando serem "moradores antigos do lugar". Outras vezes o proprietário dava parte de suas terras. É o caso de André Fernandes proprietário de uma sesmaria que compreendia os atuais municípios de Paranaíba, São Roque, Itú e Sorocaba. André Fernandes dava terras "de amor em graça".


Ver texto completo



10° de 10 fonte(s) [27099]
Os Campos Bicudos da “Casa” de Suzana Dias. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia n.º 22 (Consultado nesta data)
Data: 4 de setembro de 2022, ver ano (281 registros)

A prática de fundar uma capela é necessária para colocar os nativos vencidos em guerra em aldeias para serem doutrinados por um padre, que para isto precisa de uma capela, modelo este, tal como, as frentes militares de D.Francisco de Sousa (1601) forçando que “descessem da serra ou do sertão” estivessem em aldeamentos no litoral, sob a administração e doutrina dos jesuítas,e seriam usados como defesa militar e mão de obra.


Ver texto completo



Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
29048 registros, 15,187% de 191.260 (meta mínima)
663 cidades
3689 pessoas
temas

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP