Mais de 600 pessoas, desde as mais favorecidas de fortuna às menos, tiverem o mais fraternal acolhimento das distintas pessoas que faziam as honras da casa, entre elas Francisco de Assis Machado, Antonio Lopes de Oliveira, José Leite Penteado.
O evento começou as 15 horas e durou até às 22 horas. A noite houve um serviço de doces variados e dos mais delicados; servido pelas mais belas patrícias, reunindo seus dotes naturais de beleza e fina educação, desempenharam bem e cabalmente o trabalho que lhes coube.
O tempo todo reinou a melhor ordem, harmonia e doces demonstrações de prazer. Houveram vários brindes que foram estrepitosa e entusiasticamente correspondidas pelos convidados.
A Sua Majestade Imperial e sua Imperial Família A Constituição do Império Ao Ato Adicional A Santa Religião do Estado Ao Exm. Sr. Lopes de Leão Ao sr. Comandante superior da comarca Ao ser. Antonio Lopes de Oliveira
Enfim, á todos os liberais deste município e o povo que concorreram para o bulhante triunfo, que alcançou o partido liberal nas eleições municipais do dia 7 de setembro.
Ao de Sua Majestade e Sua Imperial Família, da Constituição, etc., etc., toca-se o hino nacional, e aos demais tocava peças alegres e adequadas pela banda do sr. comendador coronel Manoel Lopes de Oliveira.
Após o inicio do jantar um dos convidados pediu e recitou várias poesias, que foram muito aplaudidas por todos os convidados.
Logo em seguida o Sr. alferes Francisco de Pontes pediu aos numerosos convidados, e recitou uma produção poética que foi muito aplaudida.
A presença e as palavras de Francisco de Pontes tiverem um significado imenso. Pois, sendo ele um respeitado alferes com mais de 50 anos, e tendo a pouco pertencido ao partido saquarema, agora repudia e se arrepende por ter pertencido à ele.
Com Francisco, houveram mais 7 cidadães que receberam a água do batismo da fé católica liberal. Outros que já nos tinham ajudado no pleito eleitoral do dias 7 do mês passado só receberam o crisma ou confirmação.
Porém o fato mais notável e considerável neste banquete popular, que "burzilado" nos anais da cidade de Sorocaba e da província inteira, e "quiçâ" de todo o vasto império brasileiro, que se deve chegar a posteridade e aos remotos évos, é que o Sr. Dr. Cândido Lopes de Oliveira, por ocasião deste jantar fez sua profissão de fé liberal.
Este distinto jovem doutor, sendo de uma fina educação, e de muito talento, enfim um jovem de mil lisonjeiras esperanças, era impossível mora, que ele fizesse sua profissão de fé saquarema, porquanto ele conhece que são os membros de que se compõe este partido nesta cidade, lembra-se quanto sua própria família tem sofrido deste partido.
Damos pois mil parabéns à nossa pátria pelo relevante apoio que nos trás o mencionado Dr. Cândido Lopes de Oliveira.
Aceite esse nobre e distinto cavalheiro os nossos sinceros parabéns, que em nome da pátria sincero lhe rendemos!
Louvor á esse nobre cidadão que soube trilhar o verdadeiro caminho que conduz a felicidade nacional!
O partido liberal conta hoje em seu seio com os seguintes doutores nacionais:
Dr. Cândido Lopes de Oliveira Dr. José Gaspar dos Santos Limas Dr. José do Amaral Gurgel Dr. Vicente Eufrásio da Silva Abreu Dr. Francisco Antonio de Almeida Mello Dr. Américo Brasiliense de Almeida Mello Dr. José Maria de Souza
Entretanto o partido saquarema de Sorocaba conta, agora, com apenas um, o Dr. Olivério José do Pilar, que bem duvidamos que ali continue a vista das injustiças por que acaba de passar, espalhando os saquaremas que ele lhes traíra nas eleições.Mas nós que conhecemos muito de perto esse doutor e as qualidades nobres que o caracterizam, julgamos que jamais se unirá a um partido que tanto o quis desabonar.