2. Tambem o padre João de1 Campo y Medina, qiie, seaparece escrevendo em puro espanhol em fins de 1634,~no lestainento da niatrona dos Fernandes, é porque acabava de chegar,o padre Juan de1 Campo y Medina tambem foi honrosamente incluido naquela ordem de prisão. "Clerigo castellano que fué clerigo cura de Guairá", diz o docum~nto citado acima. Mas a prisão seria "usando de manha e recato possivel, afim de evitar al- orot tos". . . [Revistado do IHGSP p.215]
1° de 3 fonte(s) [k-4597] Diário de Sorocaba Data: 13 de agosto de 2001, ver ano (67 registros)
Os três Fernandes: Balthazar, André e Domingos estavam reunidos em Santana do Parnaíba junto ao leito de morte da mãe Suzana Dias. Suzana Dias era assistida espiritualmente em seus últimos momentos de vida, como católica fervorosa, por um sacerdote castelhano, que viera da desbaratada Vila do Guairá, povoação a esquerda do rio Paraná e junto a um ribeirão, nas proximidades de Sete Quedas, naquele ribeirão, havia uma ponte que atravessava para chegar a uma devota ermida de Nossa Senhora "da ponte".
2° de 3 fonte(s) [19872] Apontamentos historiográficos de 1991-92, revistos e ampliados em 2017, por João Barcellos. Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba consultado em 17.06.2022 Data: 2017, ver ano (146 registros)
Nascida cerca de 1553 e morta em 8 de dezembro de 1634, Suzana Dias. [Apontamentos historiográficos de 1991-92, revistos e ampliados em 2017. por João Barcellos. Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba consultado em 17.06.2022]
3° de 3 fonte(s) [28357] Biografia de Manuel Fernandes Ramos, consultada em pt.rodovid.org/wk/Pessoa:70169 Data: 19 de fevereiro de 2023, ver ano (486 registros)
Manoel Fernandes Ramos, natural de Moura, Portugal, veio à capitania de S. Vicente na 2.ª parte do século 16.º e ali casou com Suzanna Dias, f.ª de Lopo Dias e de Beatriz Dias. Falecendo Manoel Fernandes Ramos passou Suzanna Dias a 2.ª núpcias com Melchior da Costa, viúvo de Izabel Rodrigues, falecido com testamento em 1625 em Parnaíba, e Suzanna Dias sobreviveu a ambos os maridos, vindo a falecer em 1634 nessa vila deixando somente do 1.º marido 13 f.ºs., dos quais conseguimos descobrir os 8 seguintes:
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!