Wildcard SSL Certificates

1984
1985
1986
1987
.
1988
1989
1990
1991
1992

RegistrosPessoas




83
Grupo Villares adquiriu o controle acionário da Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida
30 de junho de 1988



Grupo Villares adquiriu o controle acionário da Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida cuja razão social passou para Aços Ipanema) Villares S. A. Tempos depois passou para a razão social de Aços Villares S. A.

Após chegar a São Paulo, os engenheiros britânico A. M. Lowsby e Frederich James Pirie criam em 1918 a empresa Lowsby & Pirie, com o objetivo de fornecer peças e serviços de manutenção para elevadores no Brasil.

Dois anos depois admitiram o engenheiro Carlos Dumont Villares sobrinho de Alberto Santos Dumont e neto do fazendeiro Henrique Dumont) como sócio e a empresa foi renomeada Pirie, Villares & Companhia Ltda. Com o novo sócio, a empresa pôde obter capitais e passou a fabricar elevadores com peças construídas localmente.

A sociedade quase encerrou suas atividades quando Carlos Dumont Villares faleceu vítima de um acidente automobilístico em 1922 aos 29 anos. Nesse momento a família Dumont preferiu manter suas ações na sociedade e o irmão de Carlos, Luiz, assumiu seu lugar na empresa. [2]

Luiz Dumont Villares passou a investir na diversificação das atividades da Pirie, Villares & Companhia. Em 1926 assinou um contrato com a General Motors e passou a ser o importador oficial dos refrigeradores Frigidaire e de alguns equipamentos Westinghouse.

Em pouco tempo a empresa passou a auferir grandes lucros com esses produtos e tornou- se fornecedora de elevadores para os novos edifícios construídos em São Paulo e no Rio de Janeiro, como o Sampaio Moreira, Martinelli e A Noite.

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932 a Pirie, Villares & Cia fabricou bombas para o exército paulista sob supervisão do Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Apesar da Grande Depressão, a empresa continuou crescendo e em 1935 a divisão de construção de elevadores transferiu- se para o bairro do Cambuci e foi rebatizada Elevadores Atlas S/A. Em 1939 a Pirie, Villares & Cia abriu uma pequena fábrica de produção de ferro- gusa. [3][2]

Fundação e expansão

Com a Segunda Guerra Mundial, a importação de aço e produtos derivados passou a se tornar cada vez mais escasa. Isso paralisou o pequeno parque industrial brasileiro, incluindo a Pirie, Villares & Cia.

Após o governo Vargas se aliar aos Estados Unidos, o governo americano financiou estudos e comissões técnicas para desenvolver a indústria do aço no Brasil, com o o projeto principal de implantação da Usina Siderúrgica de Volta Redonda.

Os empresários brasileiros foram incentivados a se associarem e participarem do processo de expansão industrial do país. Assim, Luiz Dumont Villares alterou a razão social da Pirie, Villares & Cia para Aços Villares S/A em 3 de março de 1944, abrindo uma nova planta industrial em São Caetano do Sul, com um forno elétrico de 5, 5 toneladas. [4]

Com a implantação da indústria automobilística no ABC paulista, a Villares teve de ampliar sua produção de aços especiais e se associou ao grupo austro- alemão Gebrüder Böhler & Co. A. G. em 1955, permitindo a ampliação dos seus fornos para 15 toneladas. [5]

Posteriormente foram abertas as subsidiárias Equipamentos Villares, que fabricava equipamentos industriais; a Villares Indústrias de Base VIBASA) inaugurada em 1980 em Pindamonhangaba, maior fabricante de aços especiais não planos do Hemisfério Sul; [6][nota 1] e a Eletrocontroles Villares, que fabricava componentes eletrônicos.

Entre o fim dos anos 90 e o início dos anos 2000 o Grupo Villares tinha sido totalmente desmembrado, restando apenas suas divisões de Elevadores e Aços. A divisão de Elevadores e Escadas Rolantes foi separada e passou a se chamar Elevadores Atlas S. A. sendo logo depois comprada pelo grupo Schindler, passando a denominar- se Elevadores Atlas Schindler.

E Aços Villares foi adquirida por um grupo multinacional, mantendo seu nome inicialmente e depois passando a ter a denominação atual, Villares Metals.

Em 2007, a receita líquida da Villares Metals atingiu 538 milhões de dólares. As exportações totalizaram 199 milhões de dólares. Em volume, 40% das vendas tiveram como destino o mercado externo e 60% o mercado interno.

No que refere às exportações da Villares Metals, o principal mercado foi o Nafta, para onde foram destinados aproximadamente 34% das vendas. A Europa respondeu por cerca de 42%, América Latina e Mercosul por 20% e o restante para a Ásia e outros países.

Em 2007, a Villares Metals, produziu 84 712 toneladas de produtos acabados, um aumento de 7% sobre o ano anterior, número que confirma novo recorde de produção de produtos acabados, pelo quarto ano consecutivo desde 2004, ano em que a empresa foi adquirida pelo Grupo Böhler- Uddeholm.

Em 2007 a Villares Metals obteve a certificação ISO 14001. Também encerrou as atividades em Sorocaba, centralizando toda a sua produção na planta de Sumaré.

[1] Página oficial Villares Metals S. A

[2] Paulo Gala e Kaleb Menezes 9 de outubro de 2019) "Vilares, uma gigante brasileira". Paulo Gala/ Economia & Finanças

[3] Carlos Manuel Pelaez abril de 1970) «O Desenvolvimento da Indústria do Aço no Brasil». Revista Brasileira de Economia, página 191- 217.

[4] Elevadores Atlas S/A 22 de março de 1944) «Escritura de transformação da sociedade». A Noite, ano XXXIII, edição 11533, página 6/republicado pela Biblioteca Nacional- Hemeroteca Digital Brasileira.

[5] Villares Metals 2016) «Histórico». recuperado pelo Internet Archive.

[7] Josias de Souza 1 de maio de 1994) «Petista é político profissional há 13 anos». Folha de S. Paulo.

[9] Marcelo Badaró/Luciana Pinheiro 2017) «Luiz Inácio Lula da Silva». Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas.
Grupo Villares adquiriu o controle acionário da Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida
ID
SENHA


Procurar
  Cidades    Pessoas    Temas


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP