Wildcard SSL Certificates
1819
1820
1821
1822
1823
1824
1825
1826
1827
Registros (133)PessoasCidadesTemas




NAO DSSS!!!



Combate de Itaparica (Guerra da Independência)
7 de janeiro de 182304/04/2024 17:44:01

1823 — Combate de Itaparica (Guerra da Independência). Umaesquadrilha portuguesa, sob o comando do capitão de fragata JoaquimJosé da Cunha, tenta operar desembarques na ilha, para tomar o fortede São Lourenço e as trincheiras próximas. Todas as tentativas foramrepelidas. O fogo começado às 9h terminou às 18h. Uma divisão travoucombate com as trincheiras de Ponta das Amoreiras, praia das Amoreiras,Amoreiras Pequenas, Isidoro, São Pedro e forte de São Lourenço; outradivisão, com este forte (comandante major Luís Correia de Morais),com as canhoneiras Pedro I (segundo-tenente Oliveira Botas) e DonaLeopoldina (sargento André Avelino Pereira) e com as trincheiras deQuitanda, Alambique do Lima, Fonte da Bica e Engenho da Boa Vista,entre o referido forte e o Mocambo. O major Antônio de Sousa Lima(depois brigadeiro) era o comandante-geral das forças brasileiras na ilhae percorreu todos os pontos ameaçados. O capitão Francisco Xavier deBarros Galvão, a quem estava confiada a defesa pelo lado das Amoreiras,teve a mão esquerda partida por uma bala de artilharia. A perda dosportugueses, segundo os nossos cronistas, foi grande, distinguindose entre todos o guarda-marinha João Maria Ferreira do Amaral, queperdeu um braço. Foi também ferido o primeiro-tenente dom Pedro deLencastre. Tomaram parte no combate os brigues Audaz e Prontidão, evárias canhoneiras, entre as quais as barcas Constituição e Conceição,que protegiam 41 lanchões e lanchas, conduzindo marinheiros armadose tropas de desembarque. A parte oficial do capitão de fragata Cunhacomeça assim: “Com a maior mágoa participo a vossa excelênciaque três vezes tentei assaltar a ilha de Itaparica.” O general Labatut,comandante em chefe do Exército brasileiro, promoveu aos postosimediatos o major Lima, os capitães Galvão e Manuel Rodrigues deSousa, os tenentes Cláudio José Ramos Amazonas e Francisco Manueldos Santos Barreto, os cirurgiões-tenentes Francisco Sabino Álvares daRocha e Bernardino Ferreira Nóbrega e os seguintes oficiais das duascanhoneiras: segundo-tenente Botas, guarda-marinha José AntônioGonçalves, alferes Francisco Alvelos Spínola e o sargento AndréAvelino Pereira.
Combate de Itaparica (Guerra da Independência)

Relacionamentos
-
Cidades (1)
sem imagemItaparica/BA
6 registros


Você sabia?Brasilbook.com.br
22 de agosto de 1532 (Há 492 anos)
..........

Em 22 de agosto de 1532, occorreu a primeira eleição da America, em que foram escolhidos os primeiros officiaes da Camara, actualmente equivalente ao cargo de vereador. Hoje, a cidade, situada na metade occidental da Ilha de São Vicente, que compartilha com Santos, baseia a sua economia no commercio, e turismo.
erro




Frases
Brasilbook.com.br
..........

Os ricos fazem campanha contra as drogas e falam sobre o poder destrutivo dela. Por outro lado promovem e ganham muito dinheiro com o álcool que é vendido na favela.

Raio-x do Brasil
01/01/1993





Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP