História de Terra Roxa/Paraná - PR, consulta em cidades.ibge.gov.br
16 de janeiro de 2024, terça-feira.
Até o século XIX não se estimulou a fixação de colonos na região, mas foi instalado, nas proximidades do Sítio Arqueológico Ciudad Real del Guayrá, uma colônia militar.
Em 9 de dezembro de 1882, junto com as empresas Mary Anna e Espéria, a Companhia Mate Laranjeira foi concessionária de uma faixa que ia de Foz do Iguaçu até Ponta-Porã (MS), com a finalidade de explorar a erva-mate.A Companhia Mate Laranjeira surgiu de uma concessão imperial à Tomás Laranjeira, por serviços prestados na Guerra do Paraguay. A primeira sede foi em Concepción. Posteriormente, Laranjeira associou-se à família Murtinho e à família Mendes Gonçalves.Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a Argentina, principal consumidor da produção regional da erva-mate, incentivou a cultura da erva, afim de poupar divisas a seu país, levando a Companhia Mate Laranjeira praticamente a falência. Frente a esta situação, a Companhia teve que entregar suas terras ao Estado para posteriores concessões.
A Fundação Paranaense de Terras concedeu a área atual de Terra Roxa para Oscar Martinez e outros. Em 20 de agosto de 1955, a Companhia Ipiranga, posteriormente denominada de Companhia de Colonização e Desenvolvimento Rural - CODAL, adquiriu a área de Oscar Martinez e começou a dividi-la em lotes rurais, delimitando o perímetro urbano com área de 3 km2, onde atualmente está a cidade de Terra Roxa.Para lotear as terras, a CODAL, firma radicada na cidade de Londrina PR, deslocou seus maquinários pelo Rio Paraná, embarcando-os no Porto Epitácio (SP) com destino à Guaíra. Após o desembarque, vinham abrindo estradas até a atual sede do Município onde foi erguido o acampamento da Companhia. Por terra vieram três jipes e um caminhão Ford F-600, ano 1955, com pessoal, equipamentos e gêneros alimentícios.Convém frisar, que uma motoniveladora retocava a estrada geral até as imediações da cidade de Umuarama, para que os principais compradores de terra pudessem ser trazidos por via rodoviária à nova colonização.As primeiras famílias que se radicaram no município foram a do Senhor Nilo Benigno Faya Corte, em 15 de dezembro de 1955, seguido por Sebastião Leão, formando a primeira comunidade e o início da colonização.A primeira missa celebrada em Terra Roxa foi no dia 15 de janeiro de 1956, pelo Padre Rafael Pivetti.O nome Terra Roxa é curioso, pois a terra é vermelha e não roxa. Isso aconteceu porque os colonos italianos das lavouras de café falavam ´terra rossa´ (rossa em italiano quer dizer vermelha). O restante do povo, brasileiros natos, confundiram a linguagem e batizaram o local como Terra Roxa.Gentílico: terra-roxensesFormação AdministrativaA 03 de outubro de 1956, pela Lei Estadual nº 45/56, criou-se o novo distrito no Município de Guaíra, denominado Terra Roxa d´Oeste. Graças a ação da Colonizadora e o forte fluxo de migrantes, no dia 14 de dezembro de 1961, através da Lei nº 220, criou-se o Município de Terra Roxa, cuja instalação deu-se em 27 de outubro de 1962.FontePrefeitura Municipal