Gabriel Ponce de Leon y ContrerasNascimento: ~ 1605Origem: Ciudad Real del Guayrá, ParaguaiNasceu por volta de 1605, em Ciudad Real del Guayrá, no Paraguai (atualmente no estado do Paraná, no Brasil).Filho do Capitão Barnabé de Contreras e de Violante de Guzman Ponce de Leon. Gabriel foi "ilustre cavalheiro da província do Paraguai".Viajou por terra do Paraguai para São Paulo "juntamente com outros fidalgos seus parentes". Ao longo do trajeto, demoraram algum tempo na campanha da Vacaria, chegando a São Paulo "pelos anos de 1630 a 1634". A demora fez com "que se desconfiasse que essa transmigração fosse motivada por crime de lesa-majestade". Casou-se em Santana do Parnaíba, SP, com Maria de Zunega Torales, filha de Pedro Rodrigues Cabral e de Maria de Zunega.Gabriel faleceu em 7 de Outubro de 1655, em Santana do Parnaíba.Foi pai de quatro filhos e três filhas:
1.1. Capitão André de Zunega y Leon, nascido em Guairá. Casou-se com Cecília de Abreu, filha do Capitão Balthazar Fernandes e de sua segunda esposa, Isabel de Proença [citados em 1.7.]. André faleceu em 3 de Janeiro de 1687, e Cecília faleceu em 1698, ambos em Sorocaba.
1.2. Sebastião de Contreras.
1.3. Gabriel Ponce de Leon, casado com Custódia Dias, filha do Capitão André Fernandes e de Antonia de Oliveira. Gabriel faleceu em 1661, em Sorocaba.
1.4. Bartholomeu de Contreras e Torales, casado com Verônica de Proença, filha do Capitão Balthazar Fernandes e de Isabel de Proença [citados em 1.1.].
1.5. Anna Rodrigues de Torales, casada com Antonio de Oliveira Falcão, nascido em São Paulo, SP, viúvo de Antonia Gil, filho de Antonio de Oliveira Falcão, o Velho, e de Ângela Fernandes. Antonio (o filho) faleceu em 1687, em Sorocaba.
1.6. Maria de Zunega Riquelme de Guzman, nascida em 1641, em São Paulo, SP (batizada em 25 de Agosto de 1641).
1.7. Úrsula de Gusmão (Úrsula de Guzman), casada com o português João Rodrigues Pinto, nascido em São Tomé de Equedela, em Guimarães, viúvo de Maria de Candia (falecida em 1653, filha de Gaspar de Candia e de Maria Correa), filho de Sebastião Rodrigues e de Catharina Alves. Após a morte de Úrsula, João casou-se pela terceira vez, antes de 1680, com Inês Pedroso, filha do Capitão Sebastião Pedroso Bayão e de sua segunda esposa, Florencia Correa de Anhaya. João faleceu em 1689, em Itu.