Bacharel de Cananéa, Na Maré da História youtu.be/vxPXaRQVVUg?si=JXxk2igjbDlvgvNd
2020. Há 4 anos
Bartholomeu Dias esteve aqui em 1498, e a outra expedição que veio, aqui ao Sul né, porque ao norte o Duarte Pacheco esteve, entre outros, na parte do Amazonas.Américo Vespúcio esteve aqui em 1502 e 1504, foi a partir dele que efetivamente se teve certeza absoluta que aqui se tratava de um outro continente, que não tinha nada a ver com as Índias (...)
A primeira expedição de reconhecimento, que o Américo Vespúcio fez em 1502, ele passou reconhecendo esta costa do Brasil. Ele saiu de Portugal no final de 1501, no começo de 1502, dia 1 de janeiro de 1502, ele esteve no Rio de Janeiro, daí o nome, dia 6 de janeiro, que é dia de Reis, ele esteve em Angra dos Reis, e assim foi nomeando. Tanto que no dia 22 de janeiro ele passou onde hoje é São Vicente, por isso a atual cidade chama-se São Vicente. Então veio mais para o sul, até o fim do Tratado de Tordesilhas, chegando em Maratayma. E é possível que entre a viagem de 1498, do Bartholomeu Dias, e a viagem de 1502, ou talvez de 1504, nas quais Américo Vespúcio esteve aqui, cuja segunda viagem o capitão da expedição não era o Américo Vespúcio, que só escreveu os documentos como "Novos Mundos", onde a Europa ficou sabendo que aqui era um novo continente, Gonçalo Coelho que era o capitão da expedição, mas Américo Vespúcio se destacou mais na História, porque ele escreveu documentos muito importantes.
E foi provavelmente entre 1498 e 1502, ou quem sabe em 1504, que o Bacharel foi degredado, foi jogado, não sabemos ainda direito se foi na Ilha Comprida, na Ilha do Bom Abrigo ou na Ilha do Cardoso, mas sabemos perfeitamente que foi na Ilha Comprida, onde hoje é o Boqueirão Sul, que ele constituiu uma comunidade, e foi alí que era chamado Cananéa. Então Cananéa no começo, era alí no Boqueirão Sul, onde hoje é o sítio Boa Vista, arqueológicamente comprovado, que foi por alí que o Bacharel esteve.Não sabemos onde ele foi jogado, mas sabemos que foi aqui que ele constituiu a sua comunidade.Porque deu-se o nome Cananéia? Ele "casou" com a filha do cacique dos Carijós, o cacique, cacique Ariró, que chamava-se Caniné, e aí, diz uma lenda indígena, que ficou com ela e depois ele foi casando com outras, porque a poligamia era culturalmente aceita, e foi constituindo influência até onde hoje é São Vicente. Aí nesse processo, ele