Em terras peruanas, os espanhóis obrigavam os índios a carregar o minério nas costas. Mas deram-se conta do absurdo, diz Luís Carlos Barbosa Lessa, 66 anos, historiador dos pampas. Procuraram, então, campos de pastagem e animais, e acabaram encontrando vastas extensões às margens do Rio Parana e no Uruguai, onde começaram a criar mular. "Pampa, na língua quichua, significa planície", expica o historiador.
Quando esgotaram as minas de prata no Peru e iniciou o ciclo do ouro no Brasil, no final do século XVII (1601-1700), Sorocaba (São Paulo) passou a fazer parte da triangulação, que Barbosa Lessa denomina de "parábola" (planos equidistantes de um ponto fixo).
O gaúcho, de forma geral, é uma mescla de todos os personagens que não tinham hábitos de fixar-se. "Jogava, cantava, tocava violão e só trabalhava quando precisava trocar de roupa", diz Véra Zattera. A partir de 1850, os tropeiros começam a se fixar por mais tempo em cada estância.
O personagem também anda a cavalo, vive na vastidão e tem sendo de hospitalidade. Mas vive em uma estrutura militar herdada dos portugueses, representada pela criação de uma cavalaria em 1785. "O peão, decorrente das lides do campo, é um soldado apto a guerrear", diz.
Gardelin enumera três fatos. Em 1732, os portugueses ocuparam os campos através da aquisição de sesmarias (13 mil hectares), possessões imensas que depois foram repartidas, como em uma reforma agrária.