15/07/2016 11h33 - Atualizado em 15/07/2016 15h02Juízes internacionais apontam 28-28 de forma unânime após revisão. Lutador brasileiro comemora, mas O recurso pedido pela equipe de Fábio Maldonado funcionou. A Associação Mundial de MMA (WMMAA, na sigla em inglês) anunciou nesta sexta-feira que vai alterar o resultado da luta entre o brasileiro e o peso-pesado Fedor Emelianenko, realizada em 17 de junho passado no Fight Nights 50 em São Petersburgo (RUS), para um empate, após revisão do combate por parte de um painel independente e internacional de juízes. Originalmente, o russo foi apontado vencedor por decisão majoritária, quando dois juízes anotaram sua vitória por 29-28.
O comunicado emitido pela entidade reconhece que houve conflito de interesse na escolha da União Russa de MMA, responsável pela regulamentação do evento e filiada à Associação, de Radmir Gabdullin para chefiar a pontuação da luta - Gabdullin é amigo de Emelianenko, que é também presidente da entidade russa. O documento também admite que a União Russa errou ao negar o recurso pedido pelo agente de Maldonado, Stefano Sartori, e inclui a carta de Marco Broersen, apontado pela WMMAA para chefiar a revisão da luta, em que recomenda a mudança do resultado. Broersen apontou o polonês Lukasz Bosacki, o canadense Youri Lamoureux e o russo Alexey Zemskov para julgar o combate novamente através de vídeo, e os três marcaram de forma unânime empate em 28 a 28.
Informado pelo Combate.com da mudança, Fábio Maldonado comemorou:
- Melhorou, né? Eu queria levantar a mão na hora ali, mas está tudo bem. Na hora que eu desci do octógono, eu o abracei, expliquei que estava muito grato a eles pela oportunidade. Já desafiei uma galera, o mais importante é que eu já estava muito feliz de ir lá - disse o lutador brasileiro, que não descartou uma revanche contra o lendário peso-pesado que dominou a categoria por quase 10 anos, mas disse considerar muito difícil que aconteça.
- Eu acho que o Fedor vai para o UFC e que não vai ter revanche. Eu gostaria, nunca desafiei, mas claro que eu queria. Mas não é uma obsessão minha, queria trabalhar - explicou.
Stefano Sartori também celebrou a decisão.- Tínhamos convicção do resultado da luta com o Fedor. Não perdemos aquela luta. Seria injusto com a carreira do Maldonado se a história lembrasse dessa batalha como uma derrota, felizmente isso será corrigido. Tivemos que batalhar por esse recurso e acredito que o nosso grande mérito foi ter adotado a estratégia correta. Agora é aguardar a Russian MMA Union se manifestar e a alteração do resultado no Sherdog (site especializado em carteis de lutadores de MMA) - declarou o agente.Gabdullin discordou da decisao da WMMAA e negou que o resultado do confronto vá ser alterado, em entrevista para o site "Tass.ru".- A WMMA pode expressar sua visão, mas não tem o direito de influenciar na decisão dos juízes de uma organização profissional russa. Considero esta situação como uma tentativa infundada de tirar uma vitória merecida da lenda russa Fedor Emelianenko.