ANTT - Coleção de cartas, Núcleo Antigo 880, n. º 137Capítulos de instrução a Belchior do Amaral para organizar o que devia escrever ao rei sobre a morte e resgate do corpo do rei D. Sebastião, em Alcácer Quibir
Transcrição Edite Martins AlbertoCopia de huns Capitollos de que hauia de escreuer Belchior de Amaral a ElRey Semhor[O que os fidalgos catiuos mamdauão Lembrar a S. A. por Belchior de amaral]
[fl.1] As coisas que Belchior do amaral avia descrever a el Rey noso senhorComo ElRey que deus tem ficaua emterado em alcaçere e o que era pasado com o xarife sobre o Resgate do Corpo.ho estado das Coussas della asy do xarife como o em que ficauamos e como nos falavão em que nos Resgatasemos e o que Respondemos e como corriamos por os electos que ja erão E Como se Emtendya era muita gente fidalgua Viua e da de toda sorte E levava hum Rol de todos os fidalgos que ate então sabiamos Ir Cativos.
Lembravamos a S. A. deuia Mandar loguo Capitães aos luguares dalem.Que deuia Mandar hua Pesoa muy principal ao xarife a tratar do Corpo delRey e dos nossos Resguates Que devia dir logio frey Roque com dinheiro e companheiros por que se faria Com çemto o que avya de custar mill.
[fl.1v.] que se S. A. quisese AJudarse do fauor delRey de Castela, pera o negocio do Corpo delRey e dos Resgates sabiamos seria de muyta Importância. A Dom dioguo de soussa se pudese deixase o dinheiro que trazia pareçendo lhe serviço de S. A. que seria a salvação de todos.que nos deixase Nos Luguares nauios pera leuarem Recados se os pudesemos mandar.que nos Mandase hum fisico e botiqua e surugião.que nos Mandase algum pouco de dinheiro e Roupa, comforme o noso estado de que nos fiquava na armada que Isto tudo tratasse com dom Dioguo de Soussa e nos trouxesse Reposta de tudo o que se la emtendya e o despacho fosse a V. A. na mor diligência que fosse possível.