Consulta em genearc.net - Francisco de Lemos, o Filho
27 de dezembro de 2024, sexta-feira. Há 1 anos
Dom Francisco de Lemos, o FilhoNascimento: ~ 1590Origem: Orense, Galícia, EspanhaNasceu por volta de 1590, em Orense, no reino de Castela (atualmente na província da Galícia), na Espanha.Filho de Francisco de Lemos e de Maria Soares (Lemos).Casou-se no Brasil, com Isabel de Moraes, filha de Balthazar de Moraes de Antas, o Moço, e de Inês Rodrigues (Maya). Isabel faleceu em 1630, e Francisco casou-se pela segunda vez, antes de 1633, com Catharina de Siqueira, filha de Lourenço de Siqueira de Mendonça e de Margarida Rodrigues (Dias). Catharina faleceu em 1675, em São Paulo, SP. Francisco foi bandeirante e, em 1628, participou da expedição de Antonio Raposo Tavares ao Guairá.Em 1640, Dom Francisco (juntamente com seus dois filhos mais velhos) foi um dos proeminentes cidadãos espanhóis que assinaram o famoso ato de aclamação de Amador Bueno da Ribeira, sendo um de seus "mais entusiastas aclamadores".Em 1674 (apesar de sua tentativa de golpe contra a coroa portuguesa em 1640), Dom Francisco recebeu uma carta do rei de Portugal, em agradecimento por suas expedições em busca de minas de metais preciosos. No testamento de sua segunda esposa, Catharina, consta, entre outras declarações:Declaro que não tenho bens de prata e ouro que possa declarar por estar ha mais de vinte e seis anos enferma em uma cama.No inventário de Catharina constam:Bens na Roça, entre eles um sítio no bairro de Teremembé com 3 lanços de casas - 25$000 réis. Francisco faleceu após 1675.Foi pai de sete filhos e duas filhas:[do primeiro casamento:]1.1. Balthazar de Lemos e Moraes, o Velho, nascido por volta de 1626. Casou-se com Maria Bueno de Camargo (Ribeira), filha de Bartholomeu Bueno da Ribeira, o Moço, e de Marianna de Camargo.1.2. Jerônimo de Lemos e Moraes, nascido em Maio de 1630. Casou-se com Leonor Domingues de Camargo, filha de José Ortiz de Camargo e de Maria Antunes (Preto). Jerônimo faleceu em 1680.[do segundo casamento:]1.3. Antonio de Lemos, casado com [...]. Antonio faleceu antes de 1675.1.4. Lourenço de Lemos, casado com Maria de Freitas, filha de João da Cunha Lobo e de Felipa de Almeida Prado. Lourenço faleceu em 1697, em Nazaré, SP.1.5. Manoel de Lemos, casado com Joanna Ribeiro, filha de João Maciel Valente e de Maria Ribeiro (Duarte). Manoel faleceu em 1673.1.6. Francisco de Lemos de Siqueira, casado com Maria Soares, filha de Pedro Correa Soares. Francisco faleceu antes de 1675.1.7. Maria de Lemos de Siqueira, nascida em 1641, em São Paulo, SP (batizada em 7 de Outubro de 1641).1.8. Margarida de Lemos de Siqueira, nascida em 1648, em São Paulo, SP (batizada em Abril de 1648).1.9. José de Lemos, nascido em 1651, em São Paulo, SP (batizado em 7 de Maio de 1651).
Isabel de Moraes
Nascimento: ~ 1600Origem: São Paulo, BrasilNasceu por volta de 1600, provavelmente em São Paulo.Foi a quinta dentre os nove filhos de Balthazar de Moraes de Antas, o Moço, e de Inês Rodrigues (Maya).Casou-se com o espanhol Dom Francisco de Lemos, o Filho, filho de Francisco de Lemos e de Maria Soares (Lemos).Foi mãe de dois filhos, citados acima.Isabel faleceu em 1630. Em seu testamento, Isabel declara:Eu, Isabel de Moraes, estando doente em uma cama de doença que Nosso Senhor Jesus Cristo foi servido dar-me, estando em meu perfeito juízo, como cristão ordenei fazer testamento para nele declarar minhas cousas. Sou casada com dom Francisco de Lemos e dele tenho dois filhos.Primeiramente encomendo minha alma a Deus Nosso Senhor e à Santíssima Virgem Nossa Senhora, a quem todas as minhas causas tomo por intercessora e advogada, para que com seu bento Filho, e para salvar minha alma e levá-la à sua santa glória para que foi criada, e a todos os santos da corte do céu, que todos intercedam por mim. Após a morte de Isabel, Dom Francisco casou-se pela segunda vez, com Catharina de Siqueira, filha de Lourenço de Siqueira de Mendonça e de Margarida Rodrigues (Dias).
Balthazar de Moraes de Antas, o Moço
Nascimento: ~ 1565Origem: São Paulo, BrasilNasceu por volta de 1565, provavelmente em São Paulo.Foi o segundo dentre os quatro filhos do português Balthazar de Moraes de Antas e da portuguesa Brites Rodrigues Annes.Casou-se em São Paulo, SP, com Inês Rodrigues (Maya), filha de Domingos Gonçalves da Maya e de Mécia Rodrigues (Velho).Foi pai de três filhos e seis filhas:1.1. Sargento-mor Manoel Rodrigues de Moraes, casado com Francisca de Siqueira Baruel, filha de João Baruel e de Marianna de Siqueira [citados em 1.3.]. Francisca faleceu em 1691, em Jundiaí, SP, e Manoel faleceu em 1695.1.2. Anna de Moraes, casada com João de Freitas, filho do Capitão Sebastião de Freitas e de Maria Pedroso de Alvarenga. João faleceu em 1655, e Anna casou-se pela segunda vez, com o português Francisco Pinto Guedes Alcoforado, viúvo de Maria Missel (que, por sua vez, havia sido viúva de Manoel da Cunha Pinto e filha de Diogo Martins da Costa e de Isabel Ribeiro de Alvarenga), filho de João Pereira da Fonseca Osório e de Catharina Guedes.1.3. Ascenço de Moraes de Antas, casado com Maria de Siqueira Baruel, filha de João Baruel e de Marianna de Siqueira [citados em 1.1.]. Ascenço faleceu em 1668, em São Paulo, SP, e Maria casou-se pela segunda vez, com Antonio Rodrigues de Escudero, filho de Domingos Affonso de Escudero e de Maria Rodrigues. Antonio faleceu em 1688, em São Paulo.1.4. Inês Rodrigues de Moraes, casada em 1632, em São Paulo, SP, com Christóvão Rodrigues de La Peña, nascido em Almada, filho de Antonio Rodrigues e de Leonor Dias. Inês faleceu em 1674, em Taubaté, SP.1.5. Isabel de Moraes, casada com o castelhano Dom Francisco de Lemos, o Filho, filho de Francisco de Lemos e de Maria Soares (Lemos). Isabel faleceu em 1630, e Dom Francisco casou-se pela segunda vez, antes de 1633, com Catharina de Siqueira, filha de Lourenço de Siqueira de Mendonça e de Margarida Rodrigues (Dias). Catharina faleceu em 1676, em São Paulo.1.6. Maria de Moraes, casada em 1640, em São Paulo, SP, com Antonio Camacho de Aguiar, filho de Thomé Camacho e de Catharina de Aguiar.1.7. Rufina de Moraes, casada com Lourenço Correa de Lemos, filho de José Correa de Lemos e de Francisca de Lyra. Lourenço faleceu em 1666, no sertão, e Rufina casou-se pela segunda vez, com o Capitão Fernando de Aguirre. Rufina faleceu em 1677.1.8. F..., casada com Diogo Rodrigues Salamanca.1.9. Álvaro de Moraes Madureira.