Alonso Riquelme de Guzman Ponce de Leon - Nasceu em 1518, em Jerez de la Frontera, na Espanha. Filho de Ruy Diaz de Guzman, o Moço, e de Violante Ponce de Leon (Vera). Alonso foi criado e secretário do Duque de Medina Sidonia.
Em 2 de Novembro de 1540, partiu de Cádiz para a América do Sul, acompanhando a expedição de seu "tio", o famoso explorador Alvar Nunez Cabeza de Vaca, nomeado Adelantado da província do Paraguai. Cabeza de Vaca e seus homens desembarcaram na Ilha de Santa Catarina, que na época era território espanhol (atual Florianópolis, SC). Dali avançaram por terra, guiados por nativos tupi-guaranis, em uma épica jornada de cinco meses até Assunção, na província do Paraguai. Durante essa jornada foram os primeiros europeus a encontrar as cataratas do Iguaçu.Desde sua chegada ao Paraguai, os homens de Cabeza de Vaca entraram em conflito com os partidários do Governador Domingo Martinez de Irala.Em 24 de Julho de 1541, comandando uma tropa de 300 soldados e mais de mil índios aliados, Alonso obteve uma expressiva vitória em luta contra os índios Taberé.Em 1542, Alonso apunhalou Felipe de Cáceres, que planejava um motim contra o Adelantado Cabeza de Vaca. Em 1544, Cabeza de Vaca, acusado de má administração e abuso de autoridade, foi preso pelos rebeldes e enviado para a Espanha. Alonso e alguns outros líderes dos "leais" foram presos pelos "tumultuários".Finalmente a paz se estabeleceu, os leais foram soltos e Diego de Abreu foi eleito para o cargo de Capitão General e Justicia Mayor da Província. Alonso foi encarregado de informar à Corte espanhola os fatos ocorridos e a eleição de Diego de Abreu.Em 1548, Alonso partiu rumo a Castela, descendo o Rio da Prata em uma caravela, acompanhada por um pequeno bergantim de apoio. Pouco além de Buenos Aires, ao largo de Maldonado, açoitada por violenta tempestade, a caravela foi lançada contra as rochas e destruída. Alonso e seus companheiros abandonaram o navio em uma balsa improvisada o barco e desembarcaram, náufragos, no território dos ferozes índios Charruas. Mas, por sorte, conseguiram recuperar o bergantim que se achava encalhado a pouca distância, e regressaram ao Paraguai.Em 1550, Alonso partiu novamente para o Rio da Prata para socorrer a aldeia de San Juan, ameaçada pelos nativos que habitavam a região.Em 1552, seu casamento com Úrsula, filha do Governador da província, foi parte do acordo político para estabelecer a paz e unir as facções que combatiam pelo poder no território paraguaio.Em 1555, Alonso foi nomeado Alguacil-mor da província do Paraguai.Em 1563, quando o Governador partiu com mais de trezentos espanhóis para o Peru, deixou Alonso como seu Lugar-tenente no Guayrá.Em 1569, Alonso enfrentou novos tumultos por parte de alguns espanhóis que exigiam mudanças na administração do Guayrá. No ano seguinte foi novamente preso pelos "tumultuários", mas recobrou a liberdade e foi reconhecido como Lugar-Tenente do Governador e Justicia Mayor do Guayrá.Por todos os fatos resumidos acima, Alonso é considerado o conquistador do território do Guayrá. Casou-se em 1552, com Úrsula de Irala, filha do espanhol Dom Domingo Martinez de Irala e da paraguaia Leonor Yvoty Say´ju.
Alonso faleceu em 1577, e foi sepultado em local que está inundado pela atual represa de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Foi pai de quatro filhos e cinco filhas:
1.1. Diego Ponce de Leon y Irala, nascido em 1564, em Ciudad Real, no Paraguai. Casou-se com Beatriz de Espinola, nascida em 1586, em Assunção, filha de Francisco de Espinola e de Francisca de Lujan. Diego faleceu em 1626, e Beatriz faleceu em 5 de Julho de 1681. Em 3 de Abril de 1588, Diego participou da fundação da cidade de Siete Corrientes (atual Corrientes, na Argentina), e foi seu primeiro Alcaide.Em 1591, foi nomeado para o cargo de Tesoureiro de Sua Majestade.Em 7 de Agosto de 1593, foi designado Procurador Geral para negociar "coisas convenientes para o bem e utilidade da terra" junto ao Governador.Em 1º de Janeiro de 1597, foi nomeado Lugar-tenente do Governador de Corrientes.Em 1608, Diego retornou ao Paraguai.
1.2. Ruy Diaz de Guzman y Irala, nascido em 1554, em Asuncion, no Paraguai. Casou-se com Juana de Oviedo, nascida em Guairá, filha de Diego de Oviedo e de [...]. Ruy faleceu em 17 de Junho de 1629, em Asuncion. Ruy pacificou e povoou os territórios que hoje são o Paraguai.É o fundador da historiografia argentina, com seu livro "Anales del Descubrimiento y Conquista del Rio de la Plata", escrito em 1612, relatando os primeiros anos da colonização e seus governantes.
1.3. Catalina de Vera de Guzman Y Irala, casada com Geronimo Lopez de Alanis, nascido em 1557, em Zaragoza, na Espanha. Geronimo foi Capitão e Procurador de Jerez em Guayrá. 1.4. Alonso Riquelme de Guzman y Irala.1.5. Blanca Riquelme de Guzman y Irala, casada em 1584 ou 1585, em Guairá, com o Capitão Garcia Venegas de Hoses, nascido em 1563, filho do Capitão Alonso de Encinas e da paraguaia Isabel Venegas. Garcia faleceu em 1625, e Blanca faleceu após 1638. Garcia foi Capitão e Procurador de Ciudad Real em Guayrá. 1.6. Frei Gabriel de Guzman y Irala (Gabriel de la Anunciacion), nascido em 1569, em Ciudad Real. Gabriel faleceu em 1627, provavelmente em Santiago do Chile. Em 1585, entrou como noviço na Ordem dos Franciscanos.Em 1591 ou 1592, foi ordenando como sacerdote, tendo a fama de ser "o melhor e mais capaz língua [intérprete], e o que mais resultados colheu entre os nativos".Gabriel se dedicou por quinze anos a evangelização dos nativos guaranis das aldeias de Itá, Yaguarón e Altos.E, 1600, mudou-se para Buenos Aires, onde se dedicou a "reduzir e doutrinar alguns índios".Em 1603, participou da expedição em busca da mítica "terra dos Césares".Em 1623, retornou a Assunção para ser o "guardião" de seu convento. 1.7. Brianda de Guzman y Irala.1.8. Úrsula de Guzman y Irala, casada com Martin de Contreras.
1.9. Violante de Guzman Ponce de Leon, casada com o Capitão Barnabé de Contreras, filho de Martin Fernandez de Contreras, o Filho, e de Anna de Hermosilla.
Úrsula de IralaNascimento: ~ 1536Origem: ParaguaiNasceu por volta de 1536, no Paraguai.Filha do espanhol Dom Domingo Martinez de Irala e da paraguaia Leonor Yvoty Say´ju. Em 1552, o casamento de Úrsula, filha do Governador da província, com Alonso, ligado ao Adelantado Alvar Nunez Cabeza de Vaca, foi parte do acordo político para estabelecer a paz e unir as facções que combatiam pelo poder no território paraguaio. Casou-se em 1552, com Alonso Riquelme de Guzman Ponce de Leon, filho de Ruy Diaz de Guzman, o Moço, e de Violante Ponce de Leon (Vera).Foi mãe de quatro filhos e cinco filhas,Violante de Guzman Ponce de LeonNascimento: ~ 1570Origem: ParaguaiNasceu por volta de 1570, no Paraguai.Filha do espanhol Alonso Riquelme Guzman Ponce de Leon e da paraguaia Úrsula de Irala.Casou-se com o espanhol Capitão Barnabé de Contreras, filho de Martin Fernandez de Contreras, o Filho, e de Anna de Hermosilla.Foi mãe de pelo menos dois filhos
Capitão Barnabé de ContrerasNascimento: ~ 1555Origem: Granada, EspanhaNasceu por volta de 1555, em Granada, na Espanha.Filho de Martin Fernandez de Contreras, o Filho, e de Anna de Hermosilla. Em 28 de Agosto de 1556, Martin, Anna e quatro filhos, entre os quais Barnabé, partiram de San Lucar de Barrameda, na Espanha, na armada de Martin de Orué, rumo à América do Sul.Em 1594, Barnabé participou da expedição que explorou a margem direita do Rio Paraná, desde as cataratas de Sete Quedas, até o Pantanal e as nascentes do Rio Paraguai. Comandada pelo General Ruy Diaz de Guzman, acompanhada por vários caciques e soldados, esta expedição percorreu um vasto território, tomando posse das terras exploradas. Casou-se com Violante de Guzman Ponce de Leon, filha do espanhol Alonso Riquelme de Guzman Ponce de Leon e da paraguaia Úrsula de Irala.Foi pai de pelo menos dois filhos:1.1. Gabriel Ponce de Leon y Contreras, nascido em Ciudad Real del Guayrá. Casou-se em Santana do Parnaíba, com Maria de Zunega Torales, filha de Pedro Rodrigues Cabral e de Maria de Zunega. Gabriel faleceu em 1655, em Santana do Parnaíba, e Maria faleceu em 28 de Fevereiro de 1686, em Sorocaba.1.2. Barnabé de Contreras y Leon, nascido em Ciudad Real del Guayrá. Casou-se com Beatriz de Espinoza y Osegura, nascida em Santiago de Jerez, no Paraguai. Barnabé e Beatriz, com sua filha Violante, emigraram do Paraguai para São Paulo.
Martin Fernandez de Contreras, o FilhoNascimento: ~ 1530Origem: Granada, EspanhaNasceu por volta de 1530, em Granada, na Espanha.Filho de Martin Fernandez de Contreras e de Maria Lopez.Casou-se na Espanha, com Anna de Hermosilla. Em 28 de Agosto de 1556, Martin, Anna e quatro filhos partiram de San Lucar de Barrameda, na Espanha, na armada de Martin de Orué, rumo à América do Sul.Martin morou em Ciudad Real, no Guairá, onde exerceu "cargos militares e de república".Martin é considerado um dos Conquistadores do Paraguai. Martin faleceu em Ciudad Real, no Paraguai.Foi pai de quatro filhos:1.1. Capitão Bartolomé de Contreras, nascido em Granada. Bartolomé morou em Ciudad Real, no Paraguai.Em 1585, foi Alcaide de Ciudad Real.Participou da lutas em defesa da província.Em 1612, foi Lugar-tenente do Governador de Ciudad Real. 1.2. Alferes Martin de Contreras, nascido em Granada. Casou-se com Violante de Guzman Ponce de Leon, filha do espanhol Alonso Riquelme de Guzman Ponce de Leon e da paraguaia Úrsula de Irala. Martin faleceu em 1586, no norte do Paraná, e Violante casou-se pela segunda vez, com o Capitão Barnabé de Contreras [citado em 1.3.] (filho de Martin Fernandez de Contreras, o Filho, e de Anna de Hermosilla). Martin morou em Ciudad Real, no Paraguai.Foi um dos Conquistadores do território do Guairá.Em 1585, partiu em uma expedição ao sertão do Paraná. Foi morto pelos índios guaranis no local em que o rio Tibaji desemboca no rio Paranapanema. 1.3. Capitão Barnabé de Contreras, nascido em Granada. Casou-se com Violante de Guzman Ponce de Leon, viúva do Alferes Martin de Contreras [citado em 1.2.] (falecido em 1586, filho de Martin Fernandez de Contreras, o Filho, e de Anna de Hermosilla), filha do espanhol Alonso Riquelme de Guzman Ponce de Leon e da paraguaia Úrsula de Irala.1.4. [...] de Contreras.
Anna de HermosillaNascimento: ~ 1535Origem: Granada, EspanhaNasceu por volta de 1535, em Granada, na Espanha.Casou-se na Espanha, com Martin Fernandez de Contreras, o Filho, filho de Martin Fernandez de Contreras e de Maria Lopez. Em 28 de Agosto de 1556, Martin, Anna e quatro filhos partiram de San Lucar de Barrameda, na Espanha, na armada de Martin de Orué, rumo à América do Sul.Anna morou em Ciudad Real, no Guairá, com seu marido e filhos. Foi mãe de quatro filhos, citados acima.Anna faleceu em Ciudad Real, no Paraguai.