Wildcard SSL Certificates
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
100
Registros (133)




NAO DSSS!!!



Geraldo Correia Sardinha, consulta em genearc.net
7 de setembro de 202109/04/2024 11:08:17
Registrado por Adriano Koboyama

Nasceu por volta de 1575, em Braga, em Portugal. Filho de Francisco Correa e de Athanásia Sardinha.

Geraldo apareceu em São Paulo por volta de 1595. Exerceu cargos na Câmara da vila de São Paulo.

Foi bandeirante e, em 1602, participou da bandeira do Capitão Nicolau Barreto.Era "prático de minas e realizou várias diligências na capitania nesse serviço".

Em 1612, descobriu ouro no ribeirão do Maquirobu, em Guarulhos, SP. Extraiu dali muito ouro, e o local passou a ser conhecido como "Minas do Geraldo" e, mais tarde, por "Minas Velhas do Geraldo" Até hoje há um bairro em Guarulhos com este nome, embora ninguém mais se lembre de quem era o Geraldo.

Em 1628, participou da bandeira de Antonio Raposo Tavares ao Guairá.

Casou-se com Maria Soares (Sardinha), filha do português João Soares e da brasileira Mécia Rodrigues Cabral. Geraldo faleceu em 24 de Abril de 1668, em São Paulo, SP.Foi pai de três filhos e duas filhas:

1.1. Francisco Correa Sardinha, nascido em São Paulo, SP. Casou-se antes de 1630 com Maria de Oliveira (Motta).

1.3. Geraldo Soares Correa, nascido em São Paulo, SP. Casou-se em 1633, em São Paulo, SP, com Estácia da Veiga, filha de Jerônimo da Veiga e de Maria da Cunha. Geraldo faleceu em 1667, e Estácia faleceu em 1674, em São Paulo, SP.

Em seu testamento, Estácia declara:

Aos dezoito dias do mês de Outubro de mil e seiscentos e setenta e quatro anos, no termo desta vila de São Paulo, em meu sítio e paragem chamada Maquerubu eu, Estácia da Veiga, doente, faço este apontamento.

Enterrarão meu corpo no convento de Nossa Senhora do Carmo com o hábito da dita Senhora.

Declaro que fui casada com Geraldo Correa Soares e deste tenho sete filhos machos e fêmeas três todos meus herdeiros forçados.

Declaro que possuo treze almas do gentio da terra e uma negra mais por nome Ambrósia.

Declaro que possuo cinco lanços de chãos no outão do defunto Geraldo Correa Sardinha ou o que na verdade se achar.

Declaro que possuo dois lanços de casas na vila e um lanço mais que coube a meus filhos por herança de meu sogro Geraldo Correa Sardinha.

Declaro que possuo um sitio em Taquera.

Declaro que devo a Balthazar da Veiga 8$000 réis.

Declaro que a negra que atrás declaro por nome Ambrosia deixo se dê a Mécia Correa, minha filha.

Deixo por meu testamenteiro a meu filho João Correa e a meu genro Manuel do Zouro.

Declaro que ficará por curador de meus filhos seu irmão João Correa.


E por ser em ermo, e não haver tabelião, roguei a Manuel da Fonseca que este fizesse e assinasse como testemunha com as que de presente estavam.Em seu inventário, constam:Dois lanços de casas nesta vila, que estão defronte do convento de Nossa Senhora do Carmo, que partem de uma banda com casas do Capitão Antonio Ribeiro de Moraes e da outra banda com casas de Maria de Jesus filha de Estevão Sanches de Pontes. 32$000 réis.Oito braças de chãos, que partem com casas de Pedro Correa Soares e da outra banda com um beco que vem sair na rua de Nossa Senhora do Carmo. 8$000 réis.Dívidas que a fazenda se devem:Lançaram-se neste inventário três conhecimentos dois de Balthazar Soares e um de Raphael de Freitas, dos quais não se faz conta pelos devedores morrerem sem fazenda; havendo algum meio para se cobrar repartirão os herdeiros entre si. 1.4. Mécia Soares Correa, casada com Estevão Sanches de Pontes, nascido em Sorocaba, SP, filho de Lourenço Fernandes Sanches e de Isabel Gonçalves (Sanches).1.5. Isabel Soares Correa, casada após 1627, com João Pedroso de Moraes, viúvo de Maria de Lima (filha do português João da Costa Lima, o Mirinhão, e da brasileira Inês Camacho), filho do português Pantaleão Ribeiro Bayão Parente e da brasileira Anna de Moraes de Antas.1.6. Pedro Correa Soares.
Geraldo Correia Sardinha, consulta em genearc.net

Relacionamentos
-
Pessoas (3)
Geraldo Correa Sardinha
13 registros
Mécia Rodrigues Cabral (f.1631)
6 registros
Antônio Raposo Tavares (1598-1659)
91 registros
-
Cidades (1)
sem imagemGuarulhos/SP
56 registros
-
Temas (5)
Ouro
1235 registros
Guayrá
229 registros
Nossa Senhora da Expectação do Ó / Carmo
43 registros
Dinheiro$
253 registros
Minas do Geraldo
5 registros
Você sabia?
Em 1895 fenômenos singulares cercavam uma criança em Sorocaba. Estando o Sr. Francisco a lavar pratos na cozinha, eles começaram a saltar e logo após foram seguidos pelas colheres, garfos e facas, bem como pelos tições de fogo, que a deixarão completamente apavorada. Em seguida, sentiu a menina que alguém a beliscava no rosto, tentou fugir, mas não pode, porque se achou presa por uma força desconhecida que a levou a uma altura de três metros acima do solo, deixando-a pendurada em uma viga que atravessava a cozinha. Aos gritos de socorro, foi acudida pela vizinhança e os sr.s Xisto Brisola e João Mendes precisaram subir em uma mesa para tirá-la da viga. 8400§
Fenômenos paranormais em Sorocaba
O que é Jerusalém? Seu lugar santo fica sobre o templo judeu que os romanos destruíram. Os lugares de adoração muçulmanos também estão aqui. Qual é o mais santo? O muro? A Mesquita? O sepulcro? Quem tem direito?



Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP