titulo:Morre na Bahia, aos 24 anos de idade, Antônio de Castro Alves, o poeta das “Espumas Flutuantes”, da “Cachoeira de Paulo Afonso” e de “Escravos”. (144)
Morre na Bahia, aos 24 anos de idade, Antônio de Castro Alves, o poeta das “Espumas Flutuantes”, da “Cachoeira de Paulo Afonso” e de “Escravos”. (6 de Julho de 1871) Wildcard SSL Certificates

1867
1868
1869
1870
1871
1872
1873
1874
1875
Registros
'




Morre na Bahia, aos 24 anos de idade, Antônio de Castro Alves, o poeta d...
6 de julho de 1871, quinta-feira
Ver ano (1871)
 registros


1) Ele teve que amputar um dos pés em virtude de um ferimento de espingarda. Detalhe: foi o próprio poeta quem atirou por acidente. Outro detalhe: a amputação foi realizada sem anestesia.

2) Era durante a infância e adolescência chamado de Cecéu pelos irmãos e amigos. Com sete anos de idade, mudou- se para Salvador, onde fez o curso primário e o ginasial.

3) A Destruição de Jerusalém, seu primeiro poema, foi publicado quando ele tinha apenas 15 anos de idade.

4) Nem todos sabem, mas além de poeta, Castro Alves era pintor e compositor. Algumas das suas pinturas e partituras são atualmente mantidas no Museu Histórico Nacional.

4) Engajou- se na campanha abolicionista durante a passagem por Recife, onde pretendia estudar Direito. Ingressou na Faculdade de Direito de Recife, mas continuou os estudos na Faculdade de Direito de São Paulo. Aliás, ele não foi o único grande nome da literatura a estudar na prestigiada faculdade paulistana. Por lá também passaram nomes como Aluísio de Azevedo, Fagundes Varella, Monteiro Lobato e Fernando Henrique Cardoso, entre outros.

5) Em virtude de seus poemas anti- escravagistas, entre os quais o excelente O Navio Negreiro, é ainda hoje conhecido como O Poeta dos Escravos. O Navio Negreiro, seu mais famoso poema, foi inicialmente batizado como Tragédia no Mar.

Manteve um romance de cinco anos com a atriz, poetisa e escritora Eugénia Câmara, com quem chegou a viver junto. Detalhe: ela tinha 26 anos e ele apenas 16 quando se conheceram.

Você sabia que o poeta chileno Pablo Neruda escreveu um poema em homenagem a Castro Alves? O poema chama- se Castro Alves do Brasil.

Senhores, ha perto de três mil anos que o rio Amazonas é navegado e que de seus seios transborda o ouro nos cofres dos reis da terra!” “Onffroy de Thoron, depois de largos e demorados estudos, rasgou a nossas vistas o véu do grande mistério: os navios de Salomão traziam rumo da América Meridional; vinham buscar as grandes riquezas que levavam ao rei de Tyro, na terra do El- Dorado, da legendária Manôa, sonhada á margem ocidental da lagoa Parima, á boca de um grande rio, que a ela levava suas águas caudalosas roladas sobre o leito esmeraldino, coberto de areias de ouro.


*Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro. TOMO V. 4.° Boletim. Redator Engenhe...
01/01/1889

Hoje na História
Dia:Mês:

ID
SENHA


Procurar
  Cidades    Pessoas    Temas


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP