titulo:“Imagem de Nossa Senhora da Ponte não seria a original”, jornal Cruzeiro do Sul (79)
“Imagem de Nossa Senhora da Ponte não seria a original”, jornal Cruzeiro do Sul (3 de Abril de 1982) Wildcard SSL Certificates

1978
1979
1980
1981
1982
1983
1984
1985
1986
RegistrosPessoas
'




“Imagem de Nossa Senhora da Ponte não seria a original”, jornal Cruzeiro...
3 de abril de 1982, sábado
Ver ano (1982)
 registros

A imagem de Nossa Senhora da Ponte, que se encontra atualmente no Mosteiro de São Bento de Sorocaba, não é realmente aquela que foi trazida por Balthazar Fernandes e as provas parecem surgir a esse respeito com certa facilidade.

Agora, resta saber onde se encontra a original e estudos já começaram a ser feitos no Museu de Arte Sacra de São Paulo, por orientação do Padre Jamil Abib Nafif, estudioso do assunto, para o qual, uma das peças que se encontra naquele local é a Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba.

Padre Jamil faz sua afirmação, baseando-se no fato de que “no século XVII não era possível pintar uma imagem de roca e aquela que se encontra no Mosteiro de São Bento é de roca”.

Analisando livros de Aluísio de Almeida, o padre Jamil foi fazer uma checagem no Livro Tombo da Catedral, onde o historiador afirmava que havia registrado em 1783 quando a nova imagem, que hoje se encontra na Catedral, chegou o envio das coroas da primeira para serem refundidas e feitas novas para a peça de madeira.

Só que, além de padre Jamil não encontrar qualquer citação no Livro Tombo, ainda ficou sem constatar, na cabeça da imagem que se diz ser primeira, os furos para afixação da coroa. Aí está mais um ponto que o faz crer na falsidade da peça existente no Mosteiro.

“A primeira imagem deve ter desandado quando foi feita, no século XVIII, a grande reforma da Igreja Catedral, visto que uma das que se encontra no altar, está hoje num antiquário em São Paulo”. Outra, que seria a parceira dessa, desapareceu, provavelmente, no transporte de imagens de Catedral para a Igreja de Santa Clara. Era a de Santa Ana. [Página 7]

Sabe-se muito pouco sobre Santa Ana, esposa de Joaquim, mãe de Maria e avó de Jesus. Joaquim, que fora censurado por não ter filhos, pois Ana já era idosa e estéril, confiando no poder divino, retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, os dois esposos encontram- se na Porta Dourada de Jerusalém, e algum tempo depois Sant´Ana ficou grávida.



Hoje na História
EXIUSTE!!47
Dia:Mês:

ID
SENHA


Procurar
  Cidades    Pessoas    Temas


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP