titulo:Havendo os officiaes mandado chamar o povo, cada um deu sua voz de procurador do conselho (89)
Havendo os officiaes mandado chamar o povo, cada um deu sua voz de procurador do conselho (3 de Novembro de 1555) Wildcard SSL Certificates

1551
1552
1553
1554
1555
1556
1557
1558
1559
Registros
'




Havendo os officiaes mandado chamar o povo, cada um deu sua voz de procu...
3 de novembro de 1555, quinta-feira
Ver ano (1555)
 registros

Ás eleições municipaes se convocavam todosos moradores; reinava, como era natural, o suffragio universal em Santo André. É o que nos indica a acta de 3 de Novembro de • 1555, em que«havendo os officiaes mandado chamar o povo, cada um deu sua voz de procurador do conselho», sahindo «por vozes na dita" Câmara» Álvaro Annes, «morador na dita villa». Convocado, compareceu immediatamente o eleito, sendo então empossado, depois de haver juradoaos «santos havangelhos». Na sessão de 3 de Novembro de 1555, erao espolio do ultimo procurador do Conselho, JoãoFernandes, carregado em cincoenta réis, de umamulta cobrada, cuja importância não se recolheraaos cofres públicos. Ao novo procurador, nesta mesma occasião, seconfiavam, sob termo rigoroso de depósito, a balança de pau, o par de taipaes e o peso de quatroarrateis, de que já falámos. Emprestava a Municipalidade dinheiro aos seusprincipaes municipes. Assim, nesta épocha, conseguira João Pires Gago, mediante a caução de umarcabuz e de um machado, um fornecimento demil e duzentos réis. Nessa mesma occasião passou- se pittoresco episódio. Havia necessidade de se fazer uma praçade bens de orphams. Como, porém, poderia realizar- se si não havia quem a apregoasse? Decidiu a Câmara que se nomeasse um porteiro «adhoc», «para servir na dita praça», resolvendo- se, ao mesmo tempo, que o funccionario requerido fossedesignado por meio de eleição popular. Realizado o escrutínio, verificou- se que JoãoGallego obtivera «onze vozes», sendo o seu nomeo mais votado. Empossado do" cargo, apregoou oedital da praça e demittiu- se, consignando- se emacta que fora nomeado «para vender esta fazenda, por ser grande a necessidade, e, acabada de vendera fazenda do dito orpham, o haviam por desobrigado, para que mais não servisse». Mostrava- se a Câmara de Santo André solicitaquanto aos negócios de sua contabilidade e almoxarifado. Pedia o escrivão da Câmara, Gaspar Nogueira, uma regularização de situação: «que lhe fizessemconta do que lhe deviam de papeis que elle tinhaescritos». Verificou- se, então, que a Câmara deviaao nosso digno proto- burocrata mil cento e sessentaréis, dos quaes já recebera oitocentos.

Como explicar a colonização ter iniciado-se na América e não na África? A África era mais próxima e a conheciam melhor. O périplo africano inicia por volta de 1412, com a tomada de Ceuta. A viagem de Vasco da Gama foi 1497 e a de Bartholomeu Dias em 1499. Ou seja, temos quase 1 século de conhecimento da África. Mas a colonização deu-se na África, mas sim na América.


*“Portugal e Brasil: Antigo sistema colonial”; Fernando Novais; Curso de pós-gra...
01/01/2016

Hoje na História
Dia:Mês:

ID
SENHA


Procurar
  Cidades    Pessoas    Temas


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP