titulo:Operários são demitidos por “justa causa” e expulsos de suas moradias por se recusarem a trabalhar (98)
Operários são demitidos por “justa causa” e expulsos de suas moradias por se recusarem a trabalhar (24 de Novembro de 1918) Wildcard SSL Certificates

1914
1915
1916
1917
1918
1919
1920
1921
1922
RegistrosPessoas
'




Operários são demitidos por “justa causa” e expulsos de suas moradias po...
24 de novembro de 1918, domingo
Ver ano (1918)
 registros


1918 foi um ano trágico para as fábricas de Sorocaba.

Até o dia 6 de Novembro haviam sido registrados 671 casos da gripe espanhola e 6 mortos. No dia 10 de Novembro os presos haviam obrigados à cavar as sepulturas para os mortos pela epidemia.

Em 17 de Novembro o Prefeito Augusto Cesar Nascimento Filho se reúne com os proprietários das Fábricas

Em 18 de Novembro, Frank Speers contraria os médicos e se nega a fechar Fábrica Santa Rosália

Até o dia 20 de Novembro, cerca de 900 pessoas morreram pela gripe espanhola, 20 apenas na Fábricas Santa Rosália

No dia 22 de Novembro Ermelino Matarazzo paralisa o funcionamento das Industrias Reunidas Matarazzo

No dia 23 de Novembro a Cruz Vermelha pede que as industrias de Sorocaba paralisem as operações devido às mortes

Artigo, de 24/11/1918, intitulado “A situação dos operários” descreve o seguinte:

Nos grandes balanços das empresas industriais o ônus duma quinzena de vencimentos pode ser suportado sem perigo de sua consistência financeira, em benefício de famílias inteiras de operários às quais a falta duma quinzena de salários quer dizer miséria, fome e mesmo, às vezes, expulsão da casa em que habita. CRUZEIRO DO SUL, 24 nov. 1918, p. 2,

O fato de o artigo mencionar a possível expulsão dos operários de suas casaspela falta ao trabalho, é sintomático, pela razão de que o texto poderia estar fazendo alusão ao caso da vila operária da fábrica Santa Rosália, em que as moradias dos trabalhadores pertenciam à empresa.

A Villa, anexa a fábrica Santa Rosália, era composta de 270 casas, escolas publicas, consultório medico, armazém, casa de diversões, etc, sendo magnífica a sua iluminação elétrica e perfeito o serviço de encanamento de água.

Fonte: A Gripe Espanhola em Sorocaba em 1918. João Paulo Dávila

“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.



Hoje na História
Dia:Mês:

ID
SENHA


Procurar
  Cidades    Pessoas    Temas


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP