titulo:Lei Nº 310 estabelecendo o calendário histórico de Sorocaba foi aprovado (72)
Lei Nº 310 estabelecendo o calendário histórico de Sorocaba foi aprovado (25 de Fevereiro de 1953) Wildcard SSL Certificates

1949
1950
1951
1952
1953
1954
1955
1956
1957
Registros
'




Lei Nº 310 estabelecendo o calendário histórico de Sorocaba foi aprovado
25 de fevereiro de 1953, quarta-feira
Ver ano (1953)
 registros


Projeto estabelecendo o calendário histórico de Sorocaba foi aprovado tornando- se lei, promulgada pelo então prefeito Emerenciano Prestes de BarrosLEI Nº 310, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1953. Dispõe sôbre a oficialização de datas relativas à história de Sorocaba. A Câmara Municipal de Sorocaba decreta e eu promulgo a seguinte lei: Art. 1º Ficam tornadas oficiais as seguintes datas relativas à história de Sorocaba:

15 de agosto de 1654: fundação de Sorocaba;
3 de março de 1661: elevação do povoado à categoria de Vila;
5 de fevereiro de 1842: elevação da Vila à categoria de Cidade;
30 de março de 1871: criação da Comarca de Sorocaba.

Art. 2º Sempre que possível, e através os setores competentes, deverão a Prefeitura e Câmara Municipal de Sorocaba incentivar a comemoração das efemérides históricas de nossa cidade, mencionadas no artigo anterior. Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Prefeitura Municipal de Sorocaba, em 25 de fevereiro de 1953. Emerenciano Prestes de BarrosPREFEITO MUNICIPALPublicada na Diretoria Administrativa da Prefeitura Municipal de Sorocaba, em 25 de fevereiro de 1953. Doracy AmaralDiretor Administrativo [1]


[27612] Feliz aniversário, Sorocaba! João Dias de Souza Filho, jornalcruzeiro.com.br
15/08/2011


[24534] “Para historiadores, textos que definem heranças ou inventários podem ser uma fonte p...
29/01/2014

Conforme os historiadores, o documento oficial mais antigo de Sorocaba é o testamento de Isabel de Proença, segunda esposa do fundador de Sorocaba, Baltasar Fernandes.

A data de fundação da cidade é de 1654 justamente pela data de registro desse testamento”, explica a diretora dos museus históricos municipais, Sonia Nancy Paes. Se o testamento do próprio Baltasar Fernandes fosse encontrado talvez mudasse a história da cidade De acordo com Sônia e com o diretor da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, a análise desses documentos podem identificar o poder aquisitivo das famílias, a história dos prédios que hoje são patrimônios históricos, os costumes de uma época e acompanhar as mudanças de valores.

[24411] “De pequeno povoado a era tecnológica”, jornal Diário de Sorocaba
12/08/2021

Por que 15 de Agosto?

Superadas as dúvidas históricas em torno da fundação de Sorocaba, para muitos até então fixada erroneamente em 1661, quando, na realidade, ocorrera a elevação do Povoado já existente à categoria de Vila, isto no início dos anos 50 do século passado, a partir de abalizados estudos conduzidos por historiadores locais, entre os quais monsenhor Luiz Castanho de Almeida, o inigualável Aluísio de Almeida, e o dr. José Crespo Gonzales, depois prefeito da cidade, estabelecendo como marco inicial os meses finais do ano de 1654, com a chegada efetiva do fundador Baltazar Fernandes e de sua gente de Santana de Parnaíba para aqui fixarem residência, restava a fixação de uma data, fictícia que fosse, para a celebração oficial do aniversário de fundação do Município, até então ocorrendo no 3 de março, o dia em que em 1661 o governador do Rio de Janeiro e das Capitanias do Sul, Salvador Corrêa de Sá y Benavides, assinara provisão criando a Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba.

Foi assim que logo surgiu o consenso geral, a partir de célebre conferência elucidatória realizada pelo próprio dr. José Crespo Gonzales no Rotary Clube de Sorocaba, fixando o15 de Agosto como o Dia da Cidade. Isto porque alguns meses ante, a 1º de novembro de 1950, em Roma, o papa Pio XII proclamara solene e publicamente como dogma de fé católico a Assunção de Maria Santíssima aos Céus em Corpo e Alma, transferindo-se para a data de 15 de Agosto muitas das solenidades em honra de Nossa Senhora espalhadas ao longo do ano dentro do calendário litúrgico, como era o caso da invocação à Virgem da Ponte, celebrada até então em 21 se novembro, Solenidade da Apresentação de Nossa Senhora Menina no Templo.

Desde então, sedimentando a fé cristã dos sorocabanos, o Dia da Cidade, comemorando o aniversário de fundação de Sorocaba, passou a ser convencionado a 15 de Agosto, juntamente com a festa litúrgico-religiosa em honra de Nossa Senhora da Ponte, a excelsa Padroeira da ‘Terra de Baltazar Fernandes’, por intermédio da lei 310 sancionada pelo prefeito Emerenciano Prestes de Barroas, às vésperas do ano do III Centenário de Sorocaba em 1954, a partir de projeto apresentado ao Legislativo sorocabano em 1952 pelo então vereador professor Otto Wey Neto.

Ele só queria um Para tirar a gente dessa miséria de vez. partilha

Perguntou ao padre Lívio se não era um dos filho de Deus. Todo mundo é filho de Deus e se eu sou filho de Deus como todo mundo por causa de que eu não posso ter um bocadinho de terra. Ingênuo humilde. Diabo.

Em 1494 os reis católicos rasgaram o testamento de Adão em Tordesilhas! O rei Francisco I, da França "gostaria de ver a cláusula do testamento de Adão que me afastou da partilha do mundo".

Antônio Raposo Tavares (1598-1659) teria dito a um padre jesuíta que violava Desrespeitando o Tratado de Tordesilhas, os bandeirantes definiram o tamanho do Brasil. Raposo Tavares teria sido questionado sobre suas ações e respondido que agia “pelo título que Deus lhes dava nos livros de Moisés”. Seria uma confissão clara de prática de judaísmo, declarada por um bandeirante famoso por não aceitar padres em suas viagens nem permitir que os doentes parassem em vilas para pedir a alguma autoridade religiosa o sacramento da extrema unção.

Balduíno IV de Jerusalém (1161-1185), rei de Jerusalém de 1174 até a sua morte e 1185:

Quando eu tinha 16 anos obtive uma grande vitória, naquele momento senti que viveria 100 anos. Agora sei que não chegarei aos 30. Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto: mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer ‘mas outros me disseram para fazer isto’ ou que ‘a virtude não era conveniente no momento’. Não será suficiente. Cabe a todos nós defender Jerusalém (...) Nenhum de nós tirou essa cidade dos muçulmanos. Nenhum muçulmano do grande exército que vem contra nós havia nascido quando essa cidade foi perdida. Nós lutamos por uma ofensa que não cometemos, contra aqueles que não estavam vivos para serem ofendidos.



Hoje na História
Dia:Mês:

ID
SENHA


Procurar
  Cidades    Pessoas    Temas


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP