Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
Atualização: 21/09/2021 02:44:43


Aquele que mais se dedicou a história de Sorocaba foi Luiz Castanho de Almeida, codinome "Aluisio de Almeida". Sem o caminho aberto e traçado por ele, seria impossível transpor a "selva" de eventos que foi a fundação da cidade.

Um dos "mistérios" quanto a fundação de Sorocaba é a primeira capela construída e que o "fundador" doou aos beneditinos. Quase nada se sabe dela. Porém são muitos os documentos que comprovam a existência de uma capela em Sorocaba antes do estabelecimento da família do "povoador" e "fundador" da cidade, mas não no local que conhecemos.

Ao contrário do que muitos pensam, a palavra "Sorocaba" na denominação do local só viria no dia 5 de fevereiro de 1842, ano histórico, pouco antes de eclodir a Revolução Liberal e mais quase 200 anos depois da sua "fundação", quando foi elevada à condição de cidade com a denominação “Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba”.

Sorocaba não foi inicialmente batizada como Sorocaba e nem como "Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba", mas sim e apenas como "Nossa Senhora da Ponte". A padroeira da cidade primeiramente foi Santa Ana, imediamante alterada para "Nossa Senhora da Visitação" quando os beneditinos chegaram na cidade para cumprir o "testamento" do "fundador".

O título Nossa Senhora da Ponte é único no Brasil, só existe aqui! Existe uma hipótese de que o título se deveria à própria ponte de Sorocaba, existente no lugar. Aluísio de Almeida discorda:"Tem contra si que a capela foi ficar a um quilômetro da ponte e em 1660 o topônimo era sômente "paragem de Soracaba"; em 1654, quando êsse nome sonoro surge escrito no primeiro documento existente, era fazenda, sítio de Sorocaba. Teriam escrito "da ponte de Sorocaba".A festa da padroeira de Sorocaba foi em homenagem a "Nossa Senhora da Visitação" até 21 de novembro de 1924. Apenas em julho de 1960 o Papa João XXIII declarou oficialmente Nossa Senhora da Ponte como Padroeira da Cidade.O marco da fundação da cidade de Itu foi à construção, em 1610, de uma capela devotada a Nossa Senhora da Candelária, no lugar em que hoje fica a Igreja do Bom Jesus. Esta capela foi construída por Domingos Fernandes e seu genro, Cristóvão Diniz.Eles receberam por sesmaria em 1604, a posse das terras dos campos do Pirapitingui. Em 02 de Fevereiro adotou-se o dia com data de aniversário de Itu, por coincidir com o dia de Nossa Senhora da Candelária.

Na Internet encontram-se documentos que tentam, invão, corrigir ou preencher lacunas, o que na minha opinião é quase impossível. São muitos os documentos, centenas e centenas, seria uma tarefa interminável tentar alterar o entendimento da história assim.

Vejamos a genealogia de "Antonio Vaz Guedes e Margarida Correa", diga-se de passagem, "atualizada em 06-abril-2019":"(...) Francisca Cardoso casou pela segunda vez aos 24-08-1679 em Sorocaba com o Cap. Domingos, em Sorocaba, igreja N.S. da Ponte (...)"São dois erros gravíssimos. Não estou sendo "implicante". Vejam bem, esses documentos mesmo que digitalizados, são vistos pela maioria do público como documentos, registros confiáveis. O correto seria:"(...) Francisca Cardoso casou pela segunda vez aos 24-08-1679 na vila de "Nossa Senhora da Ponte" com o Cap. Domingos, igreja Nossa Senha da Visitação (ou capela de Santa Ana) (...)"15 DE AGOSTO DE 1607Lamentável Aluísio de Almeida não estar mais "entre nós" quando um dos documentos mais elucidativos para preencher as lacunas existentes na história de Sorocaba foi descoberto. E parece passar despercebido pelos historiadores e pesquisadores.

No ano de 2014 pelo frei José Carlos Camorim Gatti, prior do Mosteiro de Sorocaba, encontrou entre os guardados do convento um documento que teria sido recebido por D. Tadeu.Trata-se de um relato histórico do Mosteiro, produzido em 1732, abrangendo o período de 1660 e 1772, pertecente à Biblioteca Real da História Portuguesa, Porto, em Portugal. Ele começa assim:

Notícias que pertencem a este Mosteiro de Nossa Senhora da Visitação da Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba da Ordem do Patriarca de São Bento, as quais ordena o rei, nosso Senhor, se mande a Academia Real da História Portuguesa.

O documento de 14 páginas, encontramos na penúltima delas uma informação definitiva, pois foi produzido em 1732: "(...) não há capela alguma, nem este mosteiro a nem nesta vila, mais em parte alguma."Então aonde estaria? Que capela foi que o "fundador" doou aos beneditinos?Analisando os inventários e testamentos dos primeiros moradores de Sorocaba e Itu, encontramos a capela construída no Itavuvu sob a invocação de "Nossa Senhora da Assunção" durou bastante tempo.Luiz Castanho de Almeida, diz em seus textos que a primeira capela de Sorocaba foi no Itavuvu:“Uma Santa Cruz coberta, sim lá estão hoje, com casas mais modernas, como que duas ruas em ângulo reto e num dos lados a capela, sucessora de outra que também não era a primeira. Deve ter havido um rancho para uma cruz, pelo menos”.Ele estava certo. São muitos os registros e registros que confirmam a existência de uma "Nossa Senhora" aqui na região. Casamentos, batizados, atestados de óbitos, testamentos e inventários que citam a "Nossa Senhora da Assunção" constam em muitos dos documentos analisados.Aluisio acha que essa primeira capela poderia ter sido idealizada ou construída durante as visitas do governador D. Francisco, entre 1599 e 1600, sendo assim, a padroeira "Nossa Senhora de Montserrat". Os registros apontam para o dia 15 de agosto de 1607, quando inaugurou-se alí uma "tenda de ferreiro" e escolheram como padroeira a "Nossa Senhora da Assunção".A foto é do jovem Alusio de Almeida é de Luiz de Almeida Marins, consegui no acervo do Antônio Carlos Sartorelli
Esta capela fica a três léguas de Itu, às margens do rio Tietê, terras hoje pertencentes ao município de Porto Feliz. Há algum tempo venho desenvolvendo pesquisas para historiar a fundação e a evolução da mencionada capela de N.Sª da Conceição de Itapucu. [23]


Monsenhor Luiz Castanho de Almeida* (01/01/1942)


BIOGRAFIAS E TEMAS RELACIONADOS


Bandeirantes
Capelas/Ermidas
Balthazar Fernandes
“Sorocabanos” históricos
Suzana Dias
Diamantes, ouro e prata
Nossa Senhora da Assunção
Fazendas
Vuturuna
Rio Anhemby / Tietê
Domingos Fernandes
Bituruna
Cachoeiras
Porto "misterioso"
Serra de Araçoiaba/Biraçoyaba
Ferreiros/Metais
Cláudio Furquim de Camargo
Santo Antônio
Mosteiro de São Bento
Clemente Álvares
Bairro Itavuvu
Serra de Jaraguá
Jesuítas
Tibiriçá
Santa Ana das Cruzes
Luiz Fernandes Folgado
Cornélio de Arzão
Geraldo Beting
Francisco de Sousa
Afonso Sardinha, o Velho
Manuel Fernandes Ramos
Mem de Sá
Santa Ana
Mosteiros de São Bento
Nossa Senhora do Pilar
Bairro de Aparecidinha
Escolas em Sorocaba
Gaspar Vaz Guedes
Isabel de Proença Varella
Mulheres sorocabanas
Eventos que marcaram Sorocaba
Pela primeira vez
Gabriel de Lara
Diogo de Quadros
Antonio Luis Grou
Martim Rodrigues Tenório de Aguilar
Luís de Castro, 5.º Conde de Monsanto
“Índios”
Apiassava das canoas
André Fernandes
Bartholomeu Fernandes Cabral
Antonio Rodrigues Cabral
Cristovão Diniz
Fr. Anselmo da Anunciação
Ybyrpuêra
José de Anchieta
Minas de Paranaguá


Fontes/Referências:

[1] 01/01/1541
*Rio Itapocu
Correio do Povo no. 3547
[2] 11/11/1560
Padre José de Anchieta ergueu a Capela de Nossa Senhora da Escada em Barueri
"SP na órbita do Império dos F...
[3] 01/01/1561
*Expedição de Mem de Sá / O português Manuel Fernandes Ramos, primeiro marido de Suzana Dias construiu a capela de Santo Antônio
santanadeparnaiba.sp.gov.br/ci...
[4] 14/11/1580
Susana Dias fundou uma fazenda à beira do Rio Tietê, a oeste da cidade de São Paulo, próximo à cachoeira denominada pelos indígenas de "Parnaíba": hoje, é a cidade de Santana de Parnaíba
arvore.net.br/Paulistana/FernP...
[5] 01/01/1591
*A primeira “versão” da catedral foi erguida no lugar que conhecemos hoje
spinfoco.wordpress.com
[6] 23/05/1599
“Nenhuma rua. Nem vereadores. Nem paróquia. Uma Santa Cruz coberta, sim”: D. Francisco chega as minas de Bacaetava, Vuturuna e Jaraguá, na Serra de Biraçoiaba onde passa 6 meses
Alfredo Ellis Junior p.90 - Me...
[7] 15/08/1607
Com seu sogro construiu, em Santo Amaro, um engenho de ferro sob a invocação de Nossa Senhora de Agosto
projetocompartilhar.org/Famili...
[8] 02/02/1610
Domingos Fernandes (33 anos) funda a cidade de Itu
"Capítulos da História Social ...
[9] 01/01/1612
*Antonio Rodrigues Cabral era do "Cabildo" de Cidade Real, no Paraguai
pt.rodovid.org/wk/Pessoa:1123472
[10] 24/09/1619
André Fernandes obteve para si uma sesmaria onde havia encontrado ouro / Balthazar obteve sesmaria no Porto de Canoas
[1] "Baltazar Fernandes: Culpa...
[11] 14/11/1625
Distante 35 km do Piratininga, o povoado que cresceu ao redor da capela foi elevado à categoria de vila com a denominação de Santana de Parnaíba
santanadeparnaiba.sp.gov.br/ci...
[12] 01/01/1628
*Suzana Testamento: queria ser enterrada em Sorocaba?
(METCALF, 2005, p.25-26) Inv. ...
[13] 12/11/1642
Batizado de Gaspar na Igreja N. Sra. da Assunção
http://www.projetocompartilhar...
[14] 04/08/1644
Batizado de Mariana da igreja N. Sra. da Assunção
http://www.projetocompartilhar...
[15] 01/01/1646
*Balthazar construiu a igreja / vinda da imagem / transporte do pelourinho (1645/1654)
"Culpado ou Inocente?" p. 69; ...
[16] 28/11/1654
Testamento de Isabel de Proença é assinado em Santana de Parnaíba
"Balthazar Fernandes: Culpado ...
[17] 17/02/1658
Barizdo na Igreja N.S. da Assunção
http://www.projetocompartilhar...
[18] 21/04/1660
Registro do segundo testamento de Balthazar na fazenda de Miguel Bicudo Berejano, em Aparecidinha
"Balthazar Fernandes: Culpado ...
[19] 21/12/1660
Doação aos beneditinos assinada na Fazenda de Miguel Bicudo Berejano, no bairro Aparecidinha
Memória Histórica de Sorocaba ...
[20] 01/10/1661
Batizado na Igreja N. Sra. da Assunção
http://www.projetocompartilhar...
[21] 04/07/1667
Chega para tomar posse da igreja doada o Fr. Francisco da Visitação
"Culpado ou Inocente?" p. 132
[22] 24/08/1679
Primeiro? Casamento de Maria de Abreu e Domingos na igreja N. Sra. da Ponte
http://www.projetocompartilhar...
[23] 25/07/1696
Batizado de Maria Almeida em Itu, filha de João Homem Albernaz, fundador e administrador da Capela de N.S. da Conceição de Itapuçu
"O Casal Gaspas Vaz da Cunha e...
[24] 01/01/1732
*Mosteiro de Nossa Senhora da Visitação da Vila de Nossa Senhora da Ponte
"Baltazar Fernandes: Culpado o...
[25] 01/01/1747
*Foi construída a matriz definitiva de Porto Feliz
sanctuaria.art/
[26] 05/02/1842
Sorocaba é elevada à condição de cidade com a denominação de “Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba”
[27] 21/11/1925
Último dia de Nossa Senhora da Apresentação
Memória Histórica de Sorocaba ...
[28] 01/07/1960
Papa João XXIII declarou oficialmente Nossa Senhora da Ponte como Padroeira da Cidade
  


Sobre o Brasilbook.com.br

Freqüentemente acreditamos piamente que pensamos com nossa própria cabeça, quando isso é praticamente impossível. As corrêntes culturais são tantas e o poder delas tão imenso, que você geralmente está repetindo alguma coisa que você ouviu, só que você não lembra onde ouviu, então você pensa que essa ideia é sua.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação, no entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la. [29787]

Existem inúmeras correntes de poder atuando sobre nós. O exercício de inteligência exige perfurar essa camada do poder para você entender quais os poderes que se exercem sobre você, e como você "deslizar" no meio deles.

Isso se torna difícil porque, apesar de disponível, as pessoas, em geral, não meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.

meditam sobre a origem das suas ideias, elas absorvem do meio cultural, e conforme tem um sentimento de concordância e discordância, absorvem ou jogam fora.Mas quando você pergunta "qual é a origem dessa ideia? De onde você tirou essa sua ideia?" Em 99% dos casos pessoas respondem justificando a ideia, argumentando em favor da ideia.Aí eu digo assim "mas eu não procurei, não perguntei o fundamento, não perguntei a razão, eu perguntei a origem." E a origem já as pessoas não sabem. E se você não sabe a origem das suas ideias, você não sabe qual o poder que se exerceu sobre você e colocou essas idéias dentro de você.

Então esse rastreamento, quase que biográfico dos seus pensamentos, se tornaum elemento fundamental da formação da consciência.


Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

Fernando Henrique Cardoso recupera a memória das mais influentes personalidades da história do país.

Uma das principais obras do barão chama-se "Efemérides Brasileiras". Foi publicada parcialmente em 1891 e mostra o serviço de um artesão. Ele colecionou os acontecimentos de cada dia da nossa história e enquanto viveu atualizou o manuscrito. Vejamos o que aconteceu no dia 8 de julho. Diz ele:
1. Em 1691 o padre Samuel Fritz, missionário da província castelhana dos Omáguas, regressa a sua missão, depois de uma detenção de 22 meses na cidade de Belém do Pará (ver 11 de setembro de 1689).
2. Em 1706 o rei de Portugal mandou fechar uma tipografia que funcionava no Recife.
3. Em 1785 nasceu o pai do Duque de Caxias.
4. Em 1827 um tenente repeliu um ataque argentino na Ilha de São Sebastião.
5. Em 1869 o general Portinho obriga os paraguaios a abandonar o Piraporaru e atravessa esse rio.
6. Em 1875 falece no Rio Grande do Sul o doutor Manuel Pereira da Silva Ubatuba, a quem se deve a preparação do extractum carnis, que se tornou um dos primeiros artigos de exportação daquela parte do Brasil.

Ainda bem que o barão estava morto em 2014 julho que a Alemanha fez seus 7 a 1 contra o Brasil.

Ou seja, “história” serve tanto para fatos reais quanto para narrativas inventadas, dependendo do contexto.

A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação.No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu. Diversos historiadores e especialistas afirmam que essa declaração é apenas uma lenda que surgiu ao longo do tempo, carecendo de evidências concretas para comprová-la.Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio.Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.

Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor (...) As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.O efeito das idéias, que geralmente é incontestável, não e a História. Basta uma pequena imprecisão na estrutura ou erro na ideia para alterar o resultado esperado. O impacto das idéias na História não acompanha a História registrada, aquela que é passada de um para outro”.Salomão Jovino da Silva O que nós entendemos por História não é o que aconteceu, mas é o que os historiadores selecionaram e deram a conhecer na forma de livros.

Aluf Alba, arquivista:...Porque o documento, ele começa a ser memória já no seu nascimento, e os documentos que chegam no Arquivo Nacional fazem parte de um processo, político e técnico de escolhas. O que vai virar arquivo histórico, na verdade é um processo político de escolhas, daquilo que vai constituir um acervo que vai ser perene e que vai representar, de alguma forma a História daquela empresa, daquele grupo social e também do Brasil, como é o caso do Arquivo Nacional.

A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

titanic A história do Brasil dá a idéia de uma casa edificada na areia. É só uma pessoa encostar-se na parede, por mais reforçada que pareça, e lá vem abaixo toda a grampiola."

(...) Quem já foi ministro das relações exteriores como eu trabalha numa mesa sobre a qual a um pequeno busto do barão. É como se ele continuasse lá vigiando seus sucessores.Ele enfrentou as questões de fronteiras com habilidade de um advogado e a erudição de um historiador. Ele ganhava nas arbitragens porque de longe o Brasil levava a melhor documentação. Durante o litígio com a Argentina fez com que se localiza-se o mapa de 1749, que mostrava que a documentação adversária estava simplesmente errada.Esse caso foi arbitrado pelo presidente Cleveland dos Estados Unidos e Rio Branco preparou a defesa do Brasil morando em uma pensão em Nova York. Conforme registrou passou quatro anos sem qualquer ida ao teatro ou a divertimento.Vitorioso nas questões de fronteiras tornou-se um herói nacional. Poderia desembarcar entre um Rio, coisa que Nabuco provavelmente faria. O barão ouviu a sentença da arbitragem em Washington e quieto tomou o navio de volta para Liverpool. Preferia viver com seus livros e achava-se um desajeitado para a função de ministro.



"Minha decisão foi baseada nas melhores informações disponíveis. Se existe alguma culpa ou falha ligada a esta tentativa, ela é apenas minha."Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.“O homem é o que conhece. E ninguém pode amar aquilo que não conhece. Uma cidade é tanto melhor quanto mais amada e conhecida por seus governantes e pelo povo.” Rafael Greca de Macedo, ex-prefeito de Curitiba


Edmund Way Tealeeditar Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.