Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
O primeiro documento do estado de São Paulo
21/09/2021 19:41:55

Os "europeus" chegaram aqui em 1500, porém o primeiro documento notarial que se tem registro da história de São Paulo é de junho de 1623, um relato fidedigno redigido por um tabelião a pedido do administrador geral da capitania sobre o assassinato de um índio.

Esse documento está diretamene ligado a história de Sorocaba, pois o tabelião que o assina, o açoriano Simão Borges de Cerqueira, veio ao Brasil devido a descoberta de ouro em "Sabarabussu".

Nomeado "tabelião do público judicial e notas e escrivão das minas", chegou a Sorocaba dia 23 de maio de 1599, junto a comitiva de D. Francisco que veio inspecionar "as minas de Bacaetava, Vuturuna e Jaraguá, na Serra de Biraçoiaba". [2]

Essa comitiva, que mudou para sempre a vila de São Paulo, é uma das passagens mais importantes da história de Sorocaba. D. Francisco criou uma vila em Sorocaba chamada Nossa Senhora de Montesserat e além de

Outras pessoas que "fizeram" a história inicial de Sorocaba também chegaram com a comitiva de D. Francisco. Dois dos mineiros vindos, um deles Geraldo Betting se casou com a irmã do fundador de Sorocaba, Custódia Dias, o outro ficou conhecido por "fundir ouro do tamanho da cabeça de um cavalo", aqui em Sorocaba. Ambos morreriam misteriosamente, pesquisadores apontam para o "ouro" como o motivo das mortes. Gabriel Soares, que também chegou com a comitiva, também morreria no "Sabarabussú".

Esse "tabelião" é facilmente encontrado nos inventários e testamentos relacionados a genealogia dos "fundadores" de Sorocaba.

BIOGRAFIAS E TEMAS RELACIONADOS


Simão Borges Cerqueira
Bandeirantes
Diamantes, ouro e prata
Francisco de Sousa
Amador Bueno de Ribeira
Jesuítas
“Sorocabanos” históricos
Afonso Sardinha, o Velho
Geraldo Beting
Diogo de Quadros
Gabriel Soares de Sousa


[1] "SP na órbita do império dos F...
[2] Alfredo Ellis Junior p.90 - Me...
[3] Revista Galileu (12/2015)
[4] Efemérides do Visconde do Rio ...
  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.