Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
O primeiro documento do estado de São Paulo
21/09/2021 19:41:55

Os "europeus" chegaram aqui em 1500, porém o primeiro documento notarial que se tem registro da história de São Paulo é de junho de 1623, um relato fidedigno redigido por um tabelião a pedido do administrador geral da capitania sobre o assassinato de um índio.

Esse documento está diretamene ligado a história de Sorocaba, pois o tabelião que o assina, o açoriano Simão Borges de Cerqueira, veio ao Brasil devido a descoberta de ouro em "Sabarabussu".

Nomeado "tabelião do público judicial e notas e escrivão das minas", chegou a Sorocaba dia 23 de maio de 1599, junto a comitiva de D. Francisco que veio inspecionar "as minas de Bacaetava, Vuturuna e Jaraguá, na Serra de Biraçoiaba". [2]

Essa comitiva, que mudou para sempre a vila de São Paulo, é uma das passagens mais importantes da história de Sorocaba. D. Francisco criou uma vila em Sorocaba chamada Nossa Senhora de Montesserat e além de

Outras pessoas que "fizeram" a história inicial de Sorocaba também chegaram com a comitiva de D. Francisco. Dois dos mineiros vindos, um deles Geraldo Betting se casou com a irmã do fundador de Sorocaba, Custódia Dias, o outro ficou conhecido por "fundir ouro do tamanho da cabeça de um cavalo", aqui em Sorocaba. Ambos morreriam misteriosamente, pesquisadores apontam para o "ouro" como o motivo das mortes. Gabriel Soares, que também chegou com a comitiva, também morreria no "Sabarabussú".

Esse "tabelião" é facilmente encontrado nos inventários e testamentos relacionados a genealogia dos "fundadores" de Sorocaba.

BIOGRAFIAS E TEMAS RELACIONADOS


Simão Borges Cerqueira
Bandeirantes
Diamantes, ouro e prata
Francisco de Sousa
Amador Bueno de Ribeira
Jesuítas
“Sorocabanos” históricos
Afonso Sardinha, o Velho
Geraldo Beting
Diogo de Quadros
Gabriel Soares de Sousa


[1] "SP na órbita do império dos F...
[2] Alfredo Ellis Junior p.90 - Me...
[3] Revista Galileu (12/2015)
[4] Efemérides do Visconde do Rio ...
  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!