InícioHistóriaBiografiasCidadesTemas




Atualização: 19/10/2021 03:20:07


Essa fascinante história começa com a mudança depois de alguns proprietários, de uma propriedade no alto Piques, vendida por Foschi Baddini para o Dr. Álvaro César da Cunha Soares, em meados de 1895. O portão da chamada chácara Santa Guilhermina, ficava na Rua Ipanema (atual Hermelino Matarazzo), onde atualmente está a Rua São Vicente, tendo o casarão sede localizado na Rua Aguiar de Barros em frente à Praça Benedito Paes de Almeida.Em 1922, a pedido de sua mulher Rita, Álvaro doou uma parte da propriedade, para a construção de uma capela para a santa que ela era devota, Santa Rita de Cássia, e que nesse mesmo ano, através do empreiteiro de obras, Eduardo Ottani e do pedreiro Adolfo Lippel, foi iniciada sua construção.A imagem de Santa Rita veio da cidade de Porto, lugar onde nasceu Guilhermina, mãe de Álvaro Soares, e que também era devota da santa, o pequeno altar, veio da Igreja Matriz, que estava guardado após a reforma de 1918 e que foi doado por Padre Luís para a nova capela.Por ser uma capela particular inicialmente, foram convidados apenas parentes e amigos para a primeira missa ocorrida em 1923, feita pelo próprio Padre Luís, que também a abençoou.No final da década de 20, com a construção da capela e com a chegada dos ferroviários transferidos de outras cidades para Sorocaba, a região tomou um grande impulso de desenvolvimento.Em junho de 1930, foi dada e passada a provisão para a Capela de Santa Rita, através do bispo Dom Aguirre e em dezembro do ano seguinte, Álvaro Soares e sua esposa Rita fizeram a doação do terreno de 20X67, onde se localizava a capela para a Cúria Episcopal de Sorocaba.Em 1939, através do pároco Frei Firmato, se iniciou o projeto da construção da Igreja ao lado da primitiva capelinha. Em junho de 1940, com características neoclássicas, com arcos, molduras em suas portas e janelas, finalmente estava pronta (faltava os acabamentos), a nova igreja. Em outubro do mesmo ano, Rita Mendes Soares, doa uma área à direita da capelinha para a diocese. Com o passar do tempo, com o crescimento do público e sua importância, a igreja já em abril de 1953 ela se torna uma paróquia.O pároco Frei Cuniberto Hoernig, em 1963, já havia percebido a necessidade da construção de uma nova igreja, para comportar o crescimento da população do bairro, visto que economicamente era mais viável construir uma igreja mais funcional e espaçosa, do que ampliar a atual.

No mesmo ano Frei Cuniberto, encomendou um projeto para a nova igreja, que ficou pronto apenas no ano seguinte. Diferente da atual, a nova igreja teria o formato de uma Asa Delta, aproveitando totalmente o terreno e preservando os demais patrimônios que nele se encontravam.

O projeto ficou engavetado por 30 anos, até a chegada de padre Tadeu que depois de uma consulta popular, iniciou o projeto de construção, começando em outubro de 1991 e concluído em maio de 1994, sendo essa atual igreja de Santa Rita de Cássia.Já a antiga igreja foi transformada em salão paroquial para reuniões e festas, assim foi adaptada para esses fins: todas as imagens foram retiradas junto com o arco e transformando o altar em palco. Em 1996 a prefeitura fez o tombamento da igreja antiga para que seja sempre preservada a sua histórica fachada.

Fonte: Sorocaba Atravez da História


BIOGRAFIAS E TEMAS RELACIONADOS


Vila Santana / Além Linha
Capelas e igrejas antigas
“Sorocabanos” históricos
Igreja Santa Rita de Cássia
Maçons
José Carlos de Aguirre


Fontes/Referências:

[1] 01/01/1922
*A pedido de sua mulher Rita, Álvaro doou uma parte da propriedade, para a construção de uma capela para a santa que ela era devota, Santa Rita de Cássia
"Sorocaba Atravez da História"...
[2] 01/06/1930
Foi dada e passada a provisão para a Capela de Santa Rita, através do bispo Dom Aguirre*
"Sorocaba Atravez da História"...
[3] 01/01/1939
*Através do pároco Frei Firmato, se iniciou o projeto da construção da Igreja ao lado da primitiva capelinha de Santa Rita
"Sorocaba Atravez da História"...
[4] 01/10/1991
Iniciou o projeto de construção*
"Sorocaba Atravez da História"...

Digite o ano:


Digite o ano
BiografiasBiografiasBiografiasBiografias


Biografias
 (1274)


Temas
 (488)


Cidades
 (497)





BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Simone Garcia
João Libero
Amora G. Mendes, Matheus Carmine