Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
Atualização: 19/10/2021 17:45:55


Em 18 de maio de 1566 Bras Cubas demarcou suas terras em Ipanema "(..) o qual marco é uma pedra grande que está deitada desde seu nascimento, na qual foi feita por João Vieira uma cruz (..); outra pedra talada que assim talou o mesmo João Viera e fez outra cruz em cima; (...) ao pé de uma árvore grande (...) e foi feito pelo dito João Vieira como marco uma cruz; (...) sobre uma grande pedra que ali estava deitada, uma cruz foi feita pelo dito João Vieira e saindo do mato em uma rossa do Mestre Bartholomeu está uma pedra grande com umas pancadas de machado, foi feito uma cruz pela mãos do Sr Capitão Brás Cubas (...)" [1]

No dia primeiro de setembro de 1611, exatamente no mesmo dia que se inicia o "silêncio" na história de Sorocaba, é criada a vila "Santa Ana das Três Cruzes" [2]. Em 28 de fevereiro de 1686 a filha "índia" do "fundador" de Sorocaba “(...) foi sepultada nesta Igreja Matriz e ... levou duas cruzes, a da fabrica e a dos (...)” [3]

A Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, após muitas tentativas desde a fundação da cidade, teve êxito total em 12 de novembro de 1818, quando o sueco Frederico Luiz Guilherme de Varnhagem (O Degenerado), fez correr dos altos fornos o metal fundente para três formas de três cruzes. [4]



BIOGRAFIAS E TEMAS RELACIONADOS


Santa Ana das Cruzes
“Sorocabanos” históricos
Mestre Bartolomeu Gonçalves
Domingos Luís Grou
Nossa Senhora do Rosário
Serra de Araçoiaba/Biraçoyaba
Ferreiros/Metais
Brás Cubas
Gabriel Ponce de Leon
Parque São Bento / Carandá
André de Zuñiga y de Ponce de León
Bartolomeu de Torales
Maria de Torales
Catedral / Igreja Matriz
Fábrica de Ferro de Ipanema
Pela primeira vez
Friedrich Ludwig Wilhelm Varnhagen
Pedro Rodrigues Cabral


Fontes/Referências:

[1] 18/05/1566
"(..) o qual marco é uma pedra grande que está deitada desde seu nascimento, na qual foi feita por João Vieira uma cruz (..); outra pedra talada que assim talou o mesmo João Viera e fez outra cruz em cima; (...) ao pé de uma árvore grande (...) e foi feito pelo dito João Vieia como marco uma cruz; (...) sobre uma grande pedra que ali estava deitada, uma cruz foi feita pelo dito João Vieira e saindo do mato em uma rossa do Mestre Bartholomeu está uma pedra grande com umas pancadas de machado, foi feito uma cruz pela mãos do Sr Capitão Brás Cubas (...)"
Boigy "Cadernos da Divisão do ...
[2] 01/09/1611
Criada a vila "Santa Ana das Três Cruzes"
"Boigy - Cadernos da Divisão d...
[3] 28/02/1686
Falecimento de Maria "Balthazar" em Sorocaba sendo sepultada na Matriz
pt.rodovid.org/wk/Pessoa:1123474
[4] 12/12/1818
Primeiro “metal” da América Latina é produzido na Fazenda Ipanema
icmbio.gov.br
  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.