Wildcard SSL Certificates
registros  
Atualização: 06/11/2021 19:11:14


Qual era o percurso utilizado pelos nativos ou europeus para chegarem a Sorocaba? Existia o caminho do Peabiru (já existente antes do descobrimento) que passava aqui pertinho, mas não me refiro a ele.

Hoje temos a Rodovia Castelo Branco e a Raposo Tavares. Antes disso, apenas a Raposo Tavares. Contrário a ordem de fundação das rodovias ou caminhos, o "primeiro homem branco" em Sorocaba, Afonso Sardinha não teria vindo pela "Raposo Tavares", teria chegado pelo bairro Aparecidinha, mais para o "lado" da atual Castelo Branco.

Ele teria saído de São Paulo navegando o Rio Anhemby (Tietê), em algum ponto teria descido e caminhado até Sorocaba.

A CACHOEIRA E O VALE URURAY

Cachoeiras, quedas d´água, o rio e o vale Ururay são citadas em muitos dos registros mais antigos referentes a região da atual Sorocaba. E era o caminho mais utilizado para se chegar a Sorocaba: a serra de São Francisco.

Um dos rios que forma o rio Sorocaba se chama Pirajubu-Mirim, o mesmo nome dado pelos primeiros autores ao local de onde Sardinha avistou a Sagrada Montanha do Araçoiaba, o bairro Aparecidinha. Talvez aí o motivo da confusão.

Os mapas que acompanham a postagem ilustram onde se "localizava" o mítico Rio Ururay, e não requer mais palavras quanto a sua localização em relação ao Trópico de Capricórnio, a segunda imagem ainda ilustra a primeira Capela de Santa Ana.


Mal haviam chegado ao Brasil, e na busca do ouro, dia 10 de outubro de 1532 Martim Afonso escreve:“(...) a qual terra subirá para serra acima até o cume e dai (...) e dai virá entestar com o rio Anhemby, adiante que está a banda do norte a entestar com a serra de Paranapiacaba que está sobre o mar e daí por uma ribeira que vem pelo pé da serra (Ponta do Ururay bem se sabe onde é; ó a quebrada da serra) e daí dentro ao pé da seria de Ururay (Ururay se chama aquele vale onde teve sitio o capitão António de Aguiar Barriga, e a ribeira que lhe corre é Ururay.)”

Segundo Geraldo Bonadio em “Sorocaba: Cidade Industrial” de 2004, a serra de Paranapiacaba é a chamada, atualmente, de São Francisco.

O nome da cidade de Itu se deu por causa dos indígenas que a chamavam de Utu-Guaçu ou Itu-Guaçu que significa Cachoeira Grande, o que se explica pelas cachoeiras e mananciais da região abrigados pela cidade. Uma das curiosidades sobre Itu é o apelido que ela recebeu e pelo qual ela é conhecida atualmente.

Em tupi, hotinga de Y-tinga, água branca. ITINGA de U-tinga, a água branca; o rio branco. Alt. Utinga, Otinga. / ITUTINGA corr. Ytú-tinga, o salto branco; a queda dágua alva, em São Paulo. [1]


Dia 10 de fevereiro de 1533 Martim Afonso escreve ao rei de Portugal, D. João III, informando a concessão das terras no vale do Ururay à Ruy Pinto, Cavaleiro da Ordem de Cristo, cujo símbolo estampava as velas das naus de Cabral, uma cruz:

“Hei por bem de lhe dar as terras do Porto de Almadias onde desembarcam quando vão para Piratininga quando vão desta Ilha de S. Vicente, que se chama Apiaçaba que agora novamente chama-se o porto de Santa Cruz (...)

E daí subirá direito para a serra por um lombo que faz, por um vale que está entre este lombo e uma água branca que cai do alto, que chamam Ytutinga e, para melhor se saber este lombo, entre a dita agua branca, por as ditas terras não se mete mais de um só vale e assim irá pelo dito lombo acima, como dito é até o cume do serro alto que vai sobre o mar e pelo dito cume irá pelos outeiros escalvados que estão no caminho que vem de Piratininga”. [2]


SILÊNCIO NA HISTÓRIA

Todos os caminhos para Sorocaba começam a se fechar em 1580 quando Afonso Sardinha adquiriu uma grande fazenda em São Paulo (o nas serras de Iguamimbaba, que agora se chama Mantaguyra, na de Jaraguá, termo de S. Paulo, na de Vuturuna (São Roque), na de Hybiraçoyaba (Sorocaba). [4]


Em 12 de outubro desse mesmo ano Domingos Grou, outro povoador de Sorocaba e sogro de Sardinha, consegue a restituição de suas terras na então chamada aldeia de Ururaí. [5]


Em 3 de abril de 1609 segundo relato do nativo André da Aldeia do Forte “muita gente que se vinha para cá, por outro caminho (...) paragem chamada Atuahy (Itú), perto de Piassaba, e perto donde vivia Baltezar”, mas que eram presos ao se aproximar da povoação portuguesa. [6]


As duas "entradas" para Sorocaba se fecha completamente em 24 de setembro de 1619 quando André Fernandes obteve para si terras onde havia encontrado ouro, em Ibituruna (Ibiúna) e Balthazar obteve sesmaria no Porto de Canoas (Apiassava, próximo a Itu). [7]


Rio Ururay (01/01/1562)


Mapa do Brasil (01/01/1578)


BIOGRAFIAS E TEMAS RELACIONADOS


Ururay
Apiassava das canoas
Diamantes, ouro e prata
Minas de Paranaguá
Piqueroby
Bandeirantes
Porto "misterioso"
Cachoeiras
Bituruna
Itapeva (Serra de São Francisco)
Estradas antigas
São Paulo de Piratininga
Balthazar Fernandes
Vuturuna
Capela de Santa Ana
“Sorocabanos” históricos
Afonso Sardinha, o Velho
Geógrafos e geografia
Santa Ana
Cruzes...
Caiubi, senhor de Geribatiba
Santa Ana das Cruzes
Serra de Araçoiaba/Biraçoyaba
Ordem de Cristo
Martim Afonso de Sousa
Fidalgos "Filhos de algo"
Pero (Pedro) de Góes
Caminho do Peabiru
Ybyrpuêra
Rio Una
Bairro de Brigadeiro Tobias
Ferreiros/Metais
Capelas/Ermidas
Rio Anhemby / Tietê
André Fernandes
Fortes/Fortalezas
Ituguasu
Baltazar Gonçalves, velho
Pedro Collaço
Fazendas
Carijós
Senzalas
João Ramalho
Antonio de Saavedra
Jerônimo Leitão
Domingos Luís Grou
Jesuítas
“Índios”
Pirapitinguí
Bairro de Aparecidinha / Aputerebi
Escravizados em Sorocaba
Escravizados no Brasil
Rio Sorocaba
Lopo de Souza


Fontes/Referências:

[1] 10/10/1532
Martim Afonso ao Rei escreve do Piratininga
"Algumas notas genealo´gicas :...
[2] 10/02/1533
Sesmaria a Ruy Pinto
"Algumas notas genealo´gicas :...
[3] 01/01/1578
*Mapa de Jan Van Deutecum para "Speculum Orbis Terrarum"
[4] 01/01/1580
*Afonso Sardinha (45 anos) adquiriu uma grande fazenda em São Paulo (o nas serras de Iguamimbaba, que agora se chama Mantaguyra, na de Jaraguá, termo de S. Paulo, na de Vuturuna (São Roque), na de “Hybiraçoyaba (Sorocaba)”
190 Washington Luís p.190;191 ...
[5] 12/10/1580
Domingos Grou consegue a restituição de suas terras: São Miguel, então chamada aldeia de Ururaí, no sítio de Carapicuíba, foi doada aos índios de Pinheiros (6 léguas em quadro)
ALMANAK da Provincia de São Pa...
[6] 03/04/1609
“muita gente que se vinha para cá, por outro caminho (...) paragem chamada Atuahy (Itú), perto de Piassaba, e perto donde vivia Baltezar”: O relato de André da Aldeia do Forte
"Revista do IHGSP" p.763
[7] 24/09/1619
André Fernandes obteve para si uma sesmaria onde havia encontrado ouro / Balthazar obteve sesmaria no Porto de Canoas
[1] "Baltazar Fernandes: Culpa...
[8] 01/01/2004
*“Sorocaba: Cidade Industrial” Geraldo Bonadio
Geraldo Bonadio (2004)


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP