| registros | 09/04/2025 16:27:59 |
|
Atualização: 26/11/2021 17:07:04 |
| Chama a atenção na história das reduções, ou missões, jesuíticas no Rio Grande do Sul, o coração do Padre Roque Gonzales, que ainda permanece exposto num relicário, há quase 400 anos, sem conservantes ou produto químico. Atualmente, o coração permanece exposto na Igreja Cristo Rey em Assunción, no Paraguay.
No Santuário do Caaró fica guardado uma relíquia enviada pela IHS, certificada e registrada como original. Trata-se de uma partícula do coração de Padre Roque que se desprendeu na troca do relicário. |
|
Era paraguaio, filho de colonizadores espanhóis, nasceu em Assunção, no Paraguai em 1576.Sua família pertencia à nobreza espanhola, o pai era Bartolomeu Gonzales Vilaverde e a mãe era Maria de Santa Cruz, que fizeram de tudo para que Roque crescesse e se formasse em um ambiente de virtude e piedade. [1]
Em 1591, aos quinze anos o jovem Roque decidiu entregar sua vida ao serviço de Deus. Ingressou, então, no seminário e, aos vinte e dois anos de idade, foi ordenado sacerdote e quis trabalhar na formação espiritual dos índios que viviam do outro lado do rio Paraguai, nas fazendas dos colonizadores. [2]
Foi ordenado sacerdote e quis trabalhar na formação espiritual dos índios que viviam do outro lado do rio Paraguai, nas fazendas dos colonizadores. [3]
Em 1609 renunciou às nomeações preferindo ingressar na Companhia de Jesus, onde vestiu o hábito de missionário jesuíta. [4] Em 1611 tornou-se superior da Redução de Santo Inácio Guaçu e exerceu essa função por quatro anos. [5]
Em 1615 fundou uma missão em Itapúa, a atual cidade da Argentina de Posadas, e logo se transladou para a outra margem do rio, que hoje se conhece como Encarnação, no Paraguai. Por isso, ele é reconhecido como fundador e patrono das duas cidades. [6]
Em 1626 Roque Gonzales fundou quatro Reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró. [7] Dia 3 de maio de 1626 o padre jesuíta paraguaio penetra no Rio Grande do Sul e ali funda São Nicolau, o primeiro posto avançado da civilização gaúcha. [8]
O MILAGRE
No dia 15 de novembro de 1628 os padres: Roque Gonzáles, Afonso Rodrigues e João de Castilhos teriam sido mortos, a mando do Cacique Nheçu, que não aceitava a presença dos Jesuítas na região. Os corpos de padre Roque e Afonso Rodrigues foram esquartejados e ateados ao fogo junto a rústica capela que dá lugar ao Santuário do Caaró, enquanto João de Castilhos, que estava em outro povoado, foi morto arrastado a quilômetros em meio a mata.
Quando os indígenas que haviam se revoltado voltaram a capela, se surpreenderam com um coração que permanecia intacto em meio às cinzas, de onde saiu uma voz de Padre Roque, dizendo:
“Matastes a quem vos amava e queria bem; porém somente o meu corpo, pois minha alma está no céu. E não tardará o castigo, porque virão meus filhos para punir-vos por terdes maltratado a imagem da Mãe de Deus. Mas eu voltarei para vos ajudar, porque muitos trabalhos vós hão de sobrevir por causa de minha morte.”
Assustados, atravessaram uma flecha no coração e atearam ao fogo novamente. Após uma batalha entre índios cristão e não cristãos, onde os revoltosos que não foram mortos, converteram-se. Os restos mortais dos padres foram levados a Concepción, quando notaram que o coração ainda permanecia intacto, e o mantiveram em local seguro. [9]
Em 1633 levaram-no para o Vaticano, em Roma, na Itália, onde constataram pela segunda vez através de exames morfológico como sendo realmente o coração original. [10] Em 1928 o coração foi doado ao jesuítas de Buenos Aires. [11]
Em 1934 ocorreu a beatificação dos Três Santos Mártires das Missões, desde então, cresceu muito a devoção a estes primeiros apóstolos da Região Missioneira. [12] Em 1968 o coração do santo finalmente retornou para Assunção, onde permanece até hoje. [13]
Em 1988 foram canonizados, isto é declarados Santos Mártires oficialmente. [14] |
Fontes/Referências:
| [1] 17/11/1576 | Nascimento de Roque Gonzálies de Santa Cruz em Assuncion no Paraguai | gaudiumpress.org | | [2] 01/01/1591 | *Aos quinze anos o jovem Roque decidiu entregar sua vida ao serviço de Deus. Ingressou, então, no seminário e, aos vinte e dois anos de idade, foi ordenado sacerdote e quis trabalhar na formação espiritual dos índios que viviam do outro lado do rio Paraguai, nas fazendas dos colonizadores. | gaudiumpress.org | | [3] 01/01/1598 | *Foi ordenado sacerdote e quis trabalhar na formação espiritual dos índios que viviam do outro lado do rio Paraguai, nas fazendas dos colonizadores. | gaudiumpress.org | | [4] 01/01/1609 | *Renunciou às nomeações preferindo ingressar na Companhia de Jesus, onde vestiu o hábito de missionário jesuíta em 1609. | gaudiumpress.org/content | | [5] 01/01/1611 | *Tornou-se superior da Redução de Santo Inácio Guaçu e exerceu essa função por quatro anos | gaudiumpress.org | | [6] 01/01/1615 | *Fundou uma missão em Itapúa, a atual cidade da Argentina de Posadas, e logo se transladou para a outra margem do rio, que hoje se conhece como Encarnação, no Paraguai. Por isso, ele é reconhecido como fundador e patrono das duas cidades. | gaudiumpress.org | | [7] 01/01/1626 | *São Roque Gonzales fundou quatro Reduções: Candelária, Caaçapa-Mirim, Assunção do Juí e Caaró | gaudiumpress.org | | [8] 03/05/1626 | Precursionado por Hernadárias, o padre jesuíta paraguaio, Roque Gonzálies de Santa Cruz, penetra no Rio Grande do Sul e ali funda São Nicolau, o primeiro posto avançado da civilização gaúcha | | | [9] 15/11/1628 | Padre Jesuíta Roque Gonzálies de Santa Cruz é morto pelo Cacique Nheçu | Eduardo Bueno (27/03/2019) / g... | | [10] 01/01/1633 | *Levaram para Roma onde constataram pela segunda vez através de exames morfológico como sendo realmente o coração original | missoesturismo.com.br/ | | [11] 01/01/1928 | *O coração foi doado ao jesuítas de Buenos Aires | missoesturismo.com.br | | [12] 01/01/1934 | *Ocorreu a beatificação dos Três Santos Mártires das Missões, desde então, cresceu muito a devoção a estes primeiros apóstolos da Região Missioneira | missoesturismo.com.br | | [13] 01/01/1968 | *O coração do santo foi para Assunção | missoesturismo.com.br | | [14] 01/01/1988 | *Foram declarados Santos Mártires | missoesturismo.com.br | |
|
|
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!  |
|