Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
Rua da Penha se chamava “Diogo Domingues Vidigal”
14/12/2021 01:40:34

A primeira capela sob a invocação de Santo Anônio em Sorocaba foi construída na antiga rua “Diogo Domingues Vidigal”, atual Rua da Penha.


Diogo Domingues Vidigal nasceu por volta de 1664, em Santo Amaro, era o mais velho dentre os seis filhos do Capitão Domingos Ribeiro Vidigal e de Maria Moreira (Silva). [1]

Diogo foi bandeirante ativo, em 1684 esteve no sertão da Vacaria, em Mato Grosso. [3] Seu pai, Domingos Ribeiro Vidigal, faleceu em 19 de dezembro de 1689 deixando viúva Maria Moreira, sua inventariante. [4]

Segundo a página “Sorocaba Através da História” (30/10/2020) de Sandro Aranha “(...) em 1690, na Rua Diogo Domingues (Rua da Penha), houve a fundação de uma capela em louvor a Santo Antônio, construída por Antônio Ribeiro Garcia, próxima a casa de seu primo Diogo Domingues. A capela localizava-se próxima a esquina da Rua Artur Gomes e era passagem dos bandeirantes que pagavam promessas.

A capela tinha só uma nave, sem forro, nem ladrilhos, com o altar-mor, o altar de São Vicente Ferrer ficava ao lado do Evangelho, sacristia era atrás do altar-mor, havia uma tribuna e a imagem de Santo Antônio que recebia muitas esmolas miúdas porque se acreditava que ela auxiliava a encontrar objetos perdidos.” [5]

Curioso, pois Aluísio de Almeida, em “Memória Histórica de Sorocaba” II, na página 78, escreve que somente em 1695 “foi aberta a Rua de Diogo Domingues Vidigal, a Rua da Penha até a atual Rua Miranda Azevedo. A estrada que tinha um trajeto da Praça do Conselho à ponte tornou-se rua.” [6]

Em 19 de setembro de 1704 Diogo Domingues casou-se em Sorocaba com Joana Fernandes, filha de Estevão Sanches e Ana Rodrigues. [7]

Em 1718 participou do descobrimento das primeiras minas de ouro em Mato Grosso, junto ao Coxipó-Mirim, por Pascoal Moreira Cabral, Antônio Pires de Campos, João Antunes Maciel, Domingos Rodrigues do Prado e outros paulistas. [8]

Em 1724 a Capela da Penha foi construída na Serra de São Francisco, nas terras dos Domingues. [9]

Diogo faleceu após 1736. Foi pai de dois filhos e uma filha. Estevão Domingues de Oliveira, casado em 29 de Junho de 1734, em Sorocaba, com Maria Nunes de Mattos, filha de João Vaz da Cunha e de Antonia Nunes de Siqueira (esta, filha de João Nunes de Siqueira, o Neto, e de Maria de Mattos)

José Domingues Vidigal, casado em 25 de Novembro de 1736, em Sorocaba, com Antonia Nunes Cubas, filha de Sebastião Cubas e de Isabel Rodrigues. Após a morte de Antonia, José casou-se pela segunda vez, em 1761, em Sorocaba, com Sebastiana Ribeiro, filha de João Nunes de Siqueira e de Maria Francisca.

Catharina Ribeiro, a Trineta, casada com o Tenente Felipe Collaço de Oliveira, nascido em Itu, SP, filho de Manoel Pedroso e de Maria Ribeiro (Pedroso). Felipe faleceu em 1739, em Sorocaba. [10]

CIDADES RELACIONADAS



RELACIONAMENTOS

Diogo Domingues Vidigal10 registros
Diogo Domingues Vidigal6 registros
Capelas/Ermidas243 registros
Pela primeira vez439 registros
Santo Antônio51 registros
Bandeirantes748 registros
Nossa Senhora da Penha10 registros
Inhayba17 registros
Fernão Paes de Barros4 registros
Serra do Ibaté4 registros
Vinho8 registros
Antonio Ribeiro Garcia registros
Diogo Domingues de Faria8 registros
Itapeva (Serra de São Francisco)106 registros
Geógrafos e geografia433 registros
Mudanças geográficas67 registros
Caminho de Curitiba49 registros
“Sorocabanos” históricos1179 registros
Antônio Pires de Campos7 registros
Ouro917 registros
João Antunes Maciel8 registros
Pascoal Moreira Cabral Leme23 registros
Rodrigo César de Meneses6 registros
Capelas e igrejas antigas31 registros
Fontes/Referências:

[1] genearc.net

[2] "O Caso da Granja Carolina" José Carlos da Silva UNESP (Rio Claro) p.60

[3] genearc.net

[4] Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo projetocompartilhar.org/Familia/AmaroDomingues.htm

[5] “Sorocaba Através da História” (30/10/2020) Sandro Aranha

[6] “Memória Histórica de Sorocaba” II Aluísio de Almeida p. 78

[7] https://brasilbook.com.br/r.asp?r=23610

[8] genearc.net / Memória Histórica de Sorocaba II. Aluísio de Almeida p.82

[9] agendasorocaba.com.br/capela-da-penha/

[10] genearc.net

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.