Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
O casarão do “fundador” de Sorocaba era no Itavuvu?
20/12/2021 04:24:42

“(...) surpreende é a falta de informações documentadas sobre os locais e datas de nascimento e morte do "fundador" de Sorocaba (...) as informações divergem de autor para autor e são sempre imprecisas. Teria nascido no Ibirapuera ou em Parnaíba (...) sua lápide, fria e muda, não fala em morte. Nem se sabe quando ele nasceu. E se nasceu... quando morreu.” [4]


Um dos nomes atribuídos nos registros ao “fundador” de Sorocaba é Balthazar Fernandes Mourão. “Esse” Balthazar também doou terras para a fundação de um Mosteiro beneditino em Santos.

O “Almanak da Provincia de São Paulo” em 1873 diz que os Monges beneditinos assumiram em Santos uma capela data de 1644 e iniciaram a construção do Mosteiro N.S. do Desterro em 1650, cujo presidente era frei Joaquim de S. Carlos Oliveira. “Foi fundado em 1650 por Balthazar Fernandes Mourão, que doou os terrenos em que foi edificado o Mosteiro”. [1]

O jornal “Correio Paulistano/SP” publica um extenso texto sobre Sorocaba em 28 de maio de 1937, no qual cita: “Vila de São Felipe foi o primeiro nome da povoação. Logo porém a vila extinguiu-se. Anos mais tarde (...) o paulista Balthazar Fernandes Mourão e sua família lá se estabeleceram, dando começo à povoação, que sendo beirão do rio Sorocaba (...)” [2]

A Revista Genealógica Brasiliera (1942), Volumes 3-4: “Olavo Dias da Silva (...) sócio do Instituto de Organização do Trabalho e do Instituto Genealógico Brasileiro. Pertence a tradicional família sorocabana. Descende, por um ramo colateral, do fundador de Sorocaba, o capitão Balthazar Fernandes Mourão, e é bisneto do tenente Elesbão Antonio da Costa e Silva, vereador à Câmara Municipal de Sorocaba em 1842 e que, em memorável sessão de 17 de maio daquele ano, iniciou a Revolução Liberal, chefiado pelo seu amigo e compadre o brigadeiro Rafael Tobias (...)” [3]“01/01/2014 - *Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?” [4]

E por fim Otto Wey Netto é professor, advogado e ex-redator do jornal Cruzeiro do Sul, membro da Academia Sorocabana de Letras e Instituto Histórico Sorocabano confirma também que Balthazar se estabeleceu primeiramente no bairro Itavuvu e não nas proximidades do Parque da Biquinha:

“Tal ocupação de terras ocorreu, principalmente de 1601 a 1646. Entre os beneficiados estavam Domingos Fernandes Mourão e seus irmãos André e Balthazar, que já trabalhavam com currais de gados, em campos de Sorocaba (hoje bairros de Santa Rosália e Vila Barão), bem como, Diogo do Rego Mendonça, Braz Teves e seu genro Paschoal Moreira Cabral, além de Jacinto Moreira Cabral. Os irmãos Fernandes Mourão tinham uma autêntica vocação bandeirante: Domingos foi um dos fundadores de Itu (1610). André fundou Parnaíba, que já era Vila (1625).

Balthazar Fernandes Mourão que havia se fixado no Itavuvu, na margem do Rio Sorocaba (...) em 1654, com auxilio de dois genros, castelhanos do Paraguai, André e Bartholomeu de Zunega, e Gabriel Ponce de Leon, marcaram seus nomes como fundadores de Sorocaba.” [5]

CIDADES RELACIONADAS

Sorocaba/SP
Santana de Parnaíba/SP
Santos/SP


RELACIONAMENTOS

Balthazar Fernandes173 registros
Rua da Penha9 registros
Rafael Tobias de Aguiar84 registros
A primeira ponte14 registros
São Filipe61 registros
Dom Pedro II196 registros
Tropeiros88 registros
Manuel Fernandes Ramos46 registros
Jardim Santa Rosália68 registros
Pela primeira vez395 registros
Suzana Dias48 registros
José de Anchieta123 registros
Pelourinhos19 registros
Bairro Itavuvu66 registros
Bairro de Aparecidinha63 registros
Revolução Liberal82 registros
Fontes/Referências:

[1] Almanak da Provincia de São Paulo (1873) novomilenio.inf.br/santos/h0300d3.htm

[2] Correio Paulistano/SP, 28.05.1937. Página 12

[3] Revista Genealógica Brasiliera, Volumes 3-4 p.72

[4] “Baltazar Fernandes: Culpado ou Inocente?” (2014) Sérgio Coelho de Oliveira p.12 / 18 / 19 / capa / 71

[5] Otto Wey Netto é professor, advogado e exredator deste jornal. Membro da Academia Sorocabana de Letras e Instituto Histórico Sorocabano (Jornal Cruzeiro do Sul)

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.