Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
“CASA DOADA”: O QUE SIGNIFICA ISSO?
17/01/2022 00:02:38

O jornal "Lidador", de Pernambuco, publicou em 1847, sob o ttiulo "Biografia do Exm. senador Vergueiro, gentil homem de S. M., e seu ministro de Estado, oferecida a S. M. o imperador", um texto que faz curiosa referência a Sorocaba:

(...) A fortuna, porém, não se cançava em perseguir com essas miudezas o seu predileto filho, o Exm. Sr. Vergueiro, isso era apenas preludio de maiores conquistas, e a prova está em que, quando o ex-rabula mal precatou-se, ela deu-lhe um furioso encontrão, e arremessou com ele dentro da "Casa doada", lhe cousa geralmente sabida que havia em Portugal uma Casa, a quem tinham sido doados pelo Rei os direitos que se cobram em Sorocaba.

Inútil lhe dizer que os monarcas portugueses davam recompensas tão singulares como esta a vassalos que tinham bem merecido deles, ou por seus verdadeiros serviços, ou por sua habilidade lisonja e adulação, que de ordinário conspurca com o seu hábido hediondo a purpura mais gloriosa.

Essa casa, pois, recebia grandes direitos de Sorocaba, e todos os anos iam em boa não para Portugal os famosos contos de réis, que deduzidos do trabalho de mil pessoas indrustiosas, devião alimentas por certo a indolência de meia duzia de ociosos.

Ora, sendo bastantes os contos parece que chegavam suficientemente para enriquecer, ou, pelo menos, arranhar a mais uma pessoas; e, pois, a fortuna impelio para essa Casa o sr. Vegueiro. Talvez nem o Exm. Senador sonhasse, jamais, que tempo viria em que ele houvesse de sofrer uma tal impulsão elétrica, que o fizesse saltar para dentro dessa colméia auríferas, em que as abelhas (...). [3]

Segundo o professor Arthur Virmond de Lacerda:

“Está estranho; quer me parecer ser estabelecimento de cobrança tributária, cujos direito s de arrecadação a coroa dei-lhe, doou-lhe. Casa doada porque havia construção, casa de escritório tributário; doada porque concedida pela coroa. É o que me parece.”

NOVO REGISTRO

Na página 105 de “Anais da Biblioteca Nacional”, vol., encontramos: “21/03/1798 - Resumo das guias pertencentes a "IIIa." Casa Doada do ano de 1797”. [1]

E na página 116, data de janeiro de 1809:

“Carta de Antônio Francisco de Aguiar, inspetor do Registro de Sorocaba, dirigida a Antonio Manoel Fernandes da Silva, administrador da Casa Doada, referindo-se principalmente a guia no. 439 pertencente ao tropeiro Lourenço Franco Moreira.” [2]


Dom Pedro II
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Luís I de Portugal
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Diamantes, ouro e prata
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
José da Costa Carvalho
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Senador Vergueiro
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Tropeiros
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Antonio Francisco de Aguiar
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
Registro de Animais
Matérias
  |  Registros  |  
Relacionamentos
[1] Anais da Biblioteca Nacional vol. 74 105

[2] Anais da Biblioteca Nacional vol. 74 116

[3] Lidador/PE (1847) p. 2

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.