| registros | 09/04/2025 16:27:59 |
|
SOROCABA E A GUERRA DE CANUDOS
A rua Moreira César homanegeia um dos mortos na Guerra contra Canudos. A rua 7 de Setembro já se chamou Rua Tamarindo, em homenagem ao homem que assumiu o comando após a morte de Moreira César.Primeiro foi contra Canudos o Tenente Pires Ferreira, com 113 homens. Depois o major Fabronio de Brito, comandando 600 homens; este ficou conhecido como “Major Fujão”.
Foi então que o exército enviou o futuro candidato a presidência da República, o Coronel Moreira César com 1300 homens. A atitude arrogante do Cel., que dizia “estar indo almoçar em Canudos” e só temia que o líder “Antônio Conselheiro o esperasse”, foi o motivo da sua imediata morte no campo de batalha.
É aí que assume o comando o Tenente Pedro Nunes Batista Ferreira Tamarindo. Ele monta seu cavalho, olha em volta, e cita a conhecida localmente Lei de Muriqui: “É tempo de muriqui! Cada um que cuide de sí!”. O exército debandou e o Cel. Tamarindo foi encontrado morto:
“Um pormenor doloroso completou essa encenação Cruel: a uma banda de distância, empalado, pendido num galho seco de Angico o corpo do Coronel Tamarindo era assombroso, como manequim terrivelmente lúgubre, o cadáver desaprumado braços e pernas vendidos oscilando a feição do vento no galho flexível envergado aparecia nos ermos feita uma visão demoníaca.” |
[1] Euclides da Cunha. Os Sertões: Campanha de Canudos. 2ª Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001, p. 487 |
[2] “A cidade de São Paulo em 1900. Impressões de Viagem”, 1900. Alfredo Moreira Pinto |
|
|
|
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.
 |
|