Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
Testamento de André Fernandes
30/04/2022

Antes mesmo da fundação de Sorocaba, em 24 de junho de 1656, “dúvidas foram levantadas entre o povoador de Parnahyba e fundador desta vila e os nativos de Baruery, sobre terras do patrimonio dessa aldeia”.

Muitos seguem escritores renomados como Luís Gonzaga da Silva Leme, que atribui a fundação da Santa Ana de Parnaíba baseado neste documento.

Mas o documento em questão nada tem com o capitão André Fernandes e nele está bem claro que diz respeito a Balthazar Fernandes [5].

Ignoram também que em 24 de setembro de 1641 Maria Fernandes, filha André, se casa com João Fernandes "Edra" [2], sendo que João Fernandes de "Saavedra" é a pessoa responsável por apurar as dúvidas levantadas em 1656.

O primeiro povoador de Sorocaba

Minhas pesquisas indicam que o primeiro povoador de Sorocaba foi também o primeiro ferreiro do Brasil e sogro de Afonso Sardinha, considerado "primeiro homem branco em Sorocaba".

Entre os diversos nomes que é registrado nesses documentos está Domingos Luiz Grou. Ele teria chegado ao Brasil exatamente no dia 13 de dezembro de 1519 [1] e desde de 1535 frequentava a região de Sorocaba [2].

Entre as muitas conexões entre ele e a família de Balthazar Fernandes está o controverso testamento de André Fernandes, irmão de Balthazar.

Detalhado e extenso, foi "concluem assim que teve algum revés no sertão e regressando solitário, doente e já sexagenário, mandou o tabelião Ascenso Luiz Grou (neto do Domingos), em uma moradia, na vila de Parnahyba, que lhe escrevesse o testamento, aos 29 de setembro de 1641". [5]

Escritores conceituados como Manuel Eufrásio de Azevedo Marques e Luís Gonzaga da Silva Leme esqueceram que o testamento de André Fernandes não teve efeito algum, tanto que Ascenso Luiz Grou o riscou todo e lançou nele de sua letra a cóta: “O riscado não vale nada, nem diz nada, porque tudo foi erro de pena”. [8]

De fato, em 19 de abril de 1642 André está vivo em Santa Ana de Parnaíba... [6]

CIDADES RELACIONADAS

Sorocaba/SP
Santana de Parnaíba/SP
São Paulo/SP
São Roque/SP
Santos/SP
Paranaguá/PR
Mogi das Cruzes/SP
Curitiba/PR
Cananéia/SP
Boituva/SP
Apiaí/SP
Barueri/SP
Araçoiaba da Serra/SP
Rio de Janeiro/RJ


RELACIONAMENTOS

André Fernandes78 registros
Domingos Luís Grou149 registros
Bandeirantes734 registros
João Fernandes Saavedra6 registros
Ferreiros/Metais92 registros
Montanha Sagrada DO Araçoiaba80 registros
Ascenso Luiz Grou7 registros
Luís Gonzaga da Silva Leme2 registros
Bahia?1 registros
Capelas/Ermidas228 registros
Catarina Dias3 registros
Balthazar Fernandes178 registros
Assunguy38 registros
Belchior Dias Moréia10 registros
Açúcar...117 registros
Anthony Knivet16 registros
Cahativa / Bacaetava46 registros
“Pernaiba”7 registros
Caminho do Peabiru176 registros
Luís Eanes Grou (velho)9 registros
Luís Eanes Grou13 registros
José de Anchieta129 registros
Guiomar Rodrigues4 registros
Mestre Bartolomeu Gonçalves24 registros
Fernão de Magalhães16 registros
“Sorocabanos” históricos1179 registros
Manuel Eufrásio de Azevedo Marques registros
Tupiniquim34 registros
Simão Jorge Velho2 registros
Salvador Jorge Velho13 registros
Rodrigo de Castelo Branco72 registros
Rio Jaguari30 registros
Rio Itapocú11 registros
Rio Anhemby / Tietê157 registros
Pirapitinguí69 registros
Peru64 registros
Pedro Taques de Almeida Pais Leme1 registros
Brás Cubas83 registros
Martim Correia de Sá26 registros
Wilhelm Jostten Glimmer32 registros
Luiz Martins13 registros
Lagoa Dourada51 registros
João de Laet10 registros
Jerônimo Leitão61 registros
Gabriel de Lara32 registros
Francisco de Sousa222 registros
Diogo de Unhate29 registros
Cruzes...23 registros
Carijós140 registros
Capitania de São Vicente57 registros
Cananéas12 registros
Minas de Itaimbé6 registros
Fontes/Referências:

[1] Obras do Barão do Rio Branco (brasilbook.com.br/r.asp?report=21126)

[2] “História da siderúrgica de São paulo, seus personagens, seus feitos”, 1969. Jesuíno Felicíssimo Junior. Página 15

[3] Processos Anchietanos

[4] Bandeiras e Bandeirantes p.84

[5] Novos elementos para a história de - Portal de Revistas da USP - Bandeiras e Bandeirantes p.83

[6] Bandeiras e Bandeirantes p.87

[7] Carvalho Franco, Bandeiras e bandeirantes, p. 84

[8] “Bandeiras e Bandeirantes de São Paulo”, 1940. Carvalho Franco

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.