Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
A ponte de Pinga-Pinga
16/06/2022

Pensava que a ponte "de Pinga-Pinga" fosse posterior a 1954, pois em 24 de dezembro de esse ano, "o engenheiro Dr. Kalife Chueke, responsável pela construção da ponte do Pinga-Pinga chegou em Sorocaba. Ele era engenheiro da URBS - Construtora e Urbanista Ltda, do Rio de Janeiro, a construção teve início na semana seguinte e custaria Cr$ 5 milhões. O prazo para conclusão era de 6 meses". [3]

Recentemente encontrou uma publicação de 22 de agosto de 1937 pelo jornal Correio Paulistano:

Diversos moradores dos bairros Vila Santa Anna, Santa Rosália, Aparecida , Cajuru e outros dirigiram á municipalidade um requerimento em que pedem a reconstrução da antiga ponte de Pinga-Pinga, sobre o rio Sorocaba, destruída pela enchente de 1929, comprometendo-se a coadjuvar os poderes públicos nos gastos a serem feitos, para o que subscreveram a importância de 2:885$000. [2]

CIDADES RELACIONADAS

Sorocaba/SP


RELACIONAMENTOS

Vila Progresso / Abaeté8 registros
Rio Sorocaba188 registros
Pontes113 registros
Vila Santana / Além Linha57 registros
Jardim Santa Rosália74 registros
Cajurú7 registros
Eventos que marcaram Sorocaba173 registros
Fontes/Referências:

[1] Giuliano Bonamim (Jornal Cruzeiro do Sul) 22/03/2014

[2] Jornal Correio Paulistano, 22.08.1937. Página 2.

[3] Jornal Cruzeiro do Sul

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.