Wildcard SSL Certificates
registros09/04/2025 16:27:59  
Carijós sorocabanos...
20/06/2022

Os Carjós predominavam em Sorocaba! O excelente livro "Araçoiaba & Ipanema" escrito por João Monteiro Salazar em 1997 registra que "os ferozes Carijós, Tupinambás, que não perdoavam inimigos, que ainda comiam a carne dos inimigos mortos. De forma que as verdadeiras entradas só começaram com o raiar do século XVII". [2]

Como a maioria dos livros, o autor ignora as palavras do próprio padre jesuíta Manoel da Nóbrega, que em 1 de outubro de 1553 escreveu ao rei de Portugal sobre os Carijós:

...há muitas gerações que não comem carne humana. As mulheres andam cobertas. Não são cruéis em suas guerras como estes das costa, porque somente se defendem; algumas tem um soo Principal, e outras coisas mui amigas da lei natural. Pela qual razão nos obriga Nosso Senhor a mais presto lhes socorrermos, maiormente que nesta Capitania nos proveo de instrumentos para isso, que são alguns Irmãos línguas, e por estas razões nesta Capitania nos ocupamos mais que nas outras. [1]

CIDADES RELACIONADAS

Sorocaba/SP
São Paulo/SP
São Vicente/SP
Santos/SP
Araçoiaba da Serra/SP


RELACIONAMENTOS

Carijós175 registros
Caminho do gado36 registros
João III "o Piedoso"57 registros
Manuel da Nóbrega89 registros
Martim Afonso de Sousa83 registros
São Paulo de Piratininga60 registros
Antonio Ruiz de Montoya9 registros
Apóstolo Tomé21 registros
Bairro Itavuvu80 registros
Baltazar Carrasco dos Reis12 registros
“Índios”368 registros
Bandeirantes748 registros
Tupinambás32 registros
Caminho do Mar91 registros
Caminho do Peabiru217 registros
Carl Friedrich Philipp von Martius3 registros
Diogo Gonçalves Lasso23 registros
Fazenda Ipanema267 registros
Francisco de Sousa265 registros
Jurubatuba20 registros
Lagoa Dourada69 registros
Manuel Fernandes Ramos52 registros
Balthazar Fernandes210 registros
Fontes/Referências:

[1] José Alfredo Vidigal Pontes / "A língua geral em São Paulo: instrumentalidade e fins ideológicos" 2005

[2] Araçoiaba e Ipanema, 1997. João Monteiro Salazar.

  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!