| registros | 09/04/2025 16:27:59 |
|
Minas de "Surucava"
Muitos documentos denominam a cidade "Sorocava", como o Termo de fiança que faz Antonio Cabral de Moraes para levar cem cabeças de gado da terra para o “Suruoca”, registrado em 1745:
"(..) em casas de morada de mim escrivão da Camara adiante nomeado e sendo ai apareceu Manuel de Macedo e por ele me foi dito que ele se vinha obrigar por Antonio Cabral de Moraes ao danificio que houvesse nas pontes e aterrados das cem cabeças de gado vaccum que com elas passava para as minas da Surucava, o dito Antonio Cabral de Moraes, e de como se obrigou fiz este termo que assinou ele dito fiador, eu Manuel da Luz Silveira escrivão da Camara que o escrevi". [2]
Quais minas seriam essas?
Ensinam que o sueco Frederico Luiz Guilherme de Varnhagem chegou a Sorocaba somente em 1809 [5] e somente em dezembro de 1818 faz pela primeira vez correr o ferro líquido [6].
Percebe-se, novamente, importantes registros são omitidos e ignorados na versão oficial da História de Sorocaba, adotada em 1954. A fábrica no Ipanema "renasce, ali mesmo, em 1760, o sonho esplêndido: em 1765 a nova fábrica então montada produz 4 arrobas de ferro diariamente. É novamente fechada, porém, já agora pelo fisco, pois não tinha alvará de licença para funcionar". [3]
A História da fábrica no Ipanema ainda não foi "desenrolada"! No primeiro parágrafo menciona-se a exploração das "minas de Sorocaba" em 1745 e, segundo as informações colhidas pelo Barão de Eschwege, em 1811 havia ali um antigo fundidor e a presença nela de um negro africano, hábil em metalurgia, desde 1769. [4] |
Fontes/Referências:
|
|
|
 |
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!  |
|