Termina o combate entre a caravela Rosa, de Pero Lopes de Sousa, e uma nau francesa que carregava pau-brasil nas costas de Pernambuco
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1531 — Termina o combate entre a caravela Rosa, de Pero Lopesde Sousa, e uma nau francesa que carregava pau-brasil nas costas dePernambuco. Chegando de novo em ajuda de seu irmão, Martim Afonso,com o navio São Miguel, o galeão São Vicente e uma nau tomada antesaos franceses, foi o navio inimigo abordado por ambos os flancos e tevede render-se. Havia a bordo grande carga de pau-brasil; os francesestiveram seis homens feridos, e os portugueses nenhum. [1] A carta de 28 de setembro de 1532 foi confiada a João de Sousa, o mesmo que levou aLisboa a nau francesa apresada na altura de Pernambuco, arribando em São Vicente comtrês caravelas, quando ainda o Capitão-mor Martim Afonso ali se encontrava. (João deFreitas, em “História da Colonização Portuguesa”, III, pág. 106). A armada de MartimAfonso saiu de Lisboa a 12 de março de 1534, rumo à Índia, portanto dois dias depois daconcessão de Pernambuco a Duarte Coelho, primeiro dos donatários a ser agraciado.(Jordão de Freitas, op. Cit. III, pág. 149, cf. apontamento de Frei Luís de Sousa e doc. DeFrei Gaspar da Madre de Deus).
select * from fontes where report = 10028 order by data asc
1987
Hitler: propaganda da W/Brasil para a Folha de S. Paulo (1987)
Atualizado em 02/04/2025 00:10:21
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Como a "História" de
um homem que pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho ao seu povo. Em seus quatro primeiros anos de governo, o número de desempregados caiu de 6 milhões para 900 mil pessoas. Este homem fez o produto interno bruto crescer 102% e a renda per capita dobrar, aumentou os lucros das empresas de 175 milhões para 5 bilhões de Marcos e reduziu uma hiperinflação, a no máximo 25% ao ano. Este homem adorava música e pintura e quando jovem imaginava a seguir a carreira artística.