'Reconquista do Rio Grande. Pela madrugada, os espanhóis evacuaram, em consequência dos revezes do dia anterior - 02/04/1776 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1772
1773
1774
1775
1776
1777
1778
1779
1780
Registros (39)Cidades (19)Pessoas (0)Temas (24)


Reconquista do Rio Grande. Pela madrugada, os espanhóis evacuaram, em consequência dos revezes do dia anterior
    2 de abril de 1776, terça-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


1776 — Reconquista do Rio Grande. Pela madrugada, os espanhóisevacuaram, em consequência dos revezes do dia anterior, a então vilado Rio Grande, e abandonaram também o forte do arroio Taim. Aoamanhecer, entraram as nossas tropas na vila e, no dia seguinte, passouse para aí o general João Henrique de Bohm. Todo o território, que EFEMéRIDES BRASILEIRAS241havíamos perdido em 1763, tornou assim ao nosso poder. Nos fortes enos armazéns da vila foram encontrados 129 canhões e 56 pedreiros.Ficaram também em nosso poder 13 embarcações artilhadas e 98lanchas e canhões. Parte da artilharia dos navios naufragados pode sersalva. Todo o exército (6.200 homens) passou para a margem direita dorio Grande. O general Bohm, que alcançou a vitória, servia no Brasildesde 1767 e fora escolhido por Pombal para comandar o exército dosul. Era alemão e dos mais distintos oficiais do conde de Lippe. Faleceuna nossa capital, a 22 de dezembro de 1783, e foi sepultado no conventode Santo Antônio.A construção deste Memorial foi a mais destacada participação direta da Academia de História Militar Terrestre do Brasil de 2005/ 2007 através de sua Presidência e, indireta através de sua Delegacia em Rio Grande, em cooperação como o 6º GAC Grupo Almirante Tamandaré. Participação que se estendeu no balizamento, através de marcos piramidais de locais onde existiram fortificações espanholas e portuguesas erigidas em Rio Grande e São José do Norte na luta que culminou com a reconquista da Vila de Rio Grande aos espanhóis que a dominaram por 13 anos e no dia 1º de abril de 1776, em época coincidente com a consolidação da Independência dos Estados Unidos.Reconquista de Rio Grande resgatada no livro do Cel Cláudio Moreira Bento na obra A Restauração de Restauração.Rio de Janeiro: BIBLIEx,1996.No ato da inauguração foram convidados a fazer uso da palavra o Coronel Cláudio Moreira Bento presidente da AHIMTB, o seu Delegado em Rio Grande o historiador Dr João Marinônio Carneiro Lages e o professor Torres ,presidente da Sociedade de Amigos do Exército e professor de História na FURG.






+1776
  Registros39
  Cidades19
  Pessoas0
  Temas24


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!