'Reconquista do Rio Grande. Pela madrugada, os espanhóis evacuaram, em consequência dos revezes do dia anterior 0 02/04/1776 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1772
1773
1774
1775
1776
1777
1778
1779
1780
Registros (39)Cidades (18)Pessoas (16)Temas (23)


Reconquista do Rio Grande. Pela madrugada, os espanhóis evacuaram, em consequência dos revezes do dia anterior
    2 de abril de 1776, terça-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31


1776 — Reconquista do Rio Grande. Pela madrugada, os espanhóisevacuaram, em consequência dos revezes do dia anterior, a então vilado Rio Grande, e abandonaram também o forte do arroio Taim. Aoamanhecer, entraram as nossas tropas na vila e, no dia seguinte, passouse para aí o general João Henrique de Bohm. Todo o território, que EFEMéRIDES BRASILEIRAS241havíamos perdido em 1763, tornou assim ao nosso poder. Nos fortes enos armazéns da vila foram encontrados 129 canhões e 56 pedreiros.Ficaram também em nosso poder 13 embarcações artilhadas e 98lanchas e canhões. Parte da artilharia dos navios naufragados pode sersalva. Todo o exército (6.200 homens) passou para a margem direita dorio Grande. O general Bohm, que alcançou a vitória, servia no Brasildesde 1767 e fora escolhido por Pombal para comandar o exército dosul. Era alemão e dos mais distintos oficiais do conde de Lippe. Faleceuna nossa capital, a 22 de dezembro de 1783, e foi sepultado no conventode Santo Antônio.A construção deste Memorial foi a mais destacada participação direta da Academia de História Militar Terrestre do Brasil de 2005/ 2007 através de sua Presidência e, indireta através de sua Delegacia em Rio Grande, em cooperação como o 6º GAC Grupo Almirante Tamandaré. Participação que se estendeu no balizamento, através de marcos piramidais de locais onde existiram fortificações espanholas e portuguesas erigidas em Rio Grande e São José do Norte na luta que culminou com a reconquista da Vila de Rio Grande aos espanhóis que a dominaram por 13 anos e no dia 1º de abril de 1776, em época coincidente com a consolidação da Independência dos Estados Unidos.Reconquista de Rio Grande resgatada no livro do Cel Cláudio Moreira Bento na obra A Restauração de Restauração.Rio de Janeiro: BIBLIEx,1996.No ato da inauguração foram convidados a fazer uso da palavra o Coronel Cláudio Moreira Bento presidente da AHIMTB, o seu Delegado em Rio Grande o historiador Dr João Marinônio Carneiro Lages e o professor Torres ,presidente da Sociedade de Amigos do Exército e professor de História na FURG.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.