Sedição militar no Rio de Janeiro promovida pelo Partido Exaltado
3 de abril de 1832, terça-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
1832 — Sedição militar no Rio de Janeiro promovida pelo PartidoExaltado, com o fim de depor a Regência, dissolver as duas Câmaras econvocar a Constituinte. Foi chefe do movimento o então major Miguelde Frias e Vasconcelos. Os sediciosos reuniram-se no antigo campo deSantana, então denominado campo da Honra; no entanto, no mesmodia foram logo atacados e aprisionados pelo corpo de permanentes(polícia), sob o comando do major Luís Alves de Lima (depois duquede Caxias), escolhido pelo ministro Feijó para dirigir o ataque.As ordens que recebi de S. M. o Imperador são em tudo semelhantes às que me deu o Ministro da Justiça em nome da Regência, nos dias 3 e 17 de abril de 1832, isto é, que levasse a ferro e fogo todos os grupos armados que encontrasse, e da mesma maneira que então as cumpri, as cumprirei agora.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.