Decreto declarando que a Constituição espanhola vigoraria no Brasil até a promulgação da que decretassem as cortes de Lisboa teve a data de 21 de abril porque foi assinado depois da meia noite de 20 para 21 - 21/04/1821
Decreto declarando que a Constituição espanhola vigoraria no Brasil até a promulgação da que decretassem as cortes de Lisboa teve a data de 21 de abril porque foi assinado depois da meia noite de 20 para 21
21 de abril de 1821, sábado Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1821 — O decreto declarando que a Constituição espanhola vigoraria no Brasil até a promulgação da que decretassem as cortes de Lisboa teve a data de 21 de abril porque foi assinado depois da meia noite de 20 para 21.
Com a notícia da concessão obtida, tornou-se mais tumultuária ainda a assembleia popular, reunida na praça do Comércio.
Depois de desordenada discussão, resolveu-se impedir a partida da família real para a Europa, apresentar ao rei uma lista de quatro nomes para o novo ministério e eleger uma junta ou conselho de governo.
O general Curado e o coronel Morais foram despachados para intimar aos comandantes das fortalezas que, sob pena de morte, não deixassem sair nenhum navio mercante nem de guerra.
O general Avilez, tendo assumido o comando das armas, reuniu então as tropas da guarnição no largo do Paço e do Rocio e encarregou o brigadeiro Carretti de dispensar a reunião.
Uma companhia de caçadores de Portugal, ao mando do major Peixoto, apresentou-se às 4h diante da praça do Comércio e, sendo insultada por alguns do povo, deu uma descarga e penetrou de baioneta calada no edifício.
Muitos cidadãos foram mortos ou feridos, entre estes o juiz de fora José Clemente Pereira, que recebeu váriasbaionetadas e uma cutilada na cabeça.
“Não se tendo procedido a legal ato de achada das armas na praça [escreveu o visconde de Cairu] nema Conselho de Guerra contra os que fizeram a matança sem ordem, mal se determinando devassa de justiça, que não teve resultado, o mistério de iniquidade ficará sempre incógnito, verificando-se que diz o pai da história portuguesa: ‘Assim acontece em casos de ignomínia ao governo, onde tudo fica entre reis e ministros.’”
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!