Motim na cidade de São Paulo ficou conhecido como “bernarda” de Francisco Inácio
23 de maio de 1822, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
•
— Motim na cidade de São Paulo motivado pela portaria de 10 de maio, de José Bonifácio, chamando ao Rio de Janeiro o presidente da junta governativa, Oeynhausen, e o ouvidor Costa Carvalho.
O povo exigiu que esses dois funcionários continuassem no exercício dos cargos e reclamou a retirada de Martim Francisco e do brigadeiro Jordão, membros da junta.
Foram cumpridas estas decisões daAssembleia Popular. Martim Francisco partiu para o Rio de Janeiro.
O coronel de milícias Francisco Inácio de Sousa Queirós foi o chefe desse pronunciamento, sobre o qual José Bonifácio mandou abrir devassa, sendo deportados para vários pontos da província e para o Rio de Janeiro os principais adversários do partido andradista.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.